Uma colisão entre um pesado de mercadorias, que transportava madeira moída, e um veículo ligeiro na zona de Marinhais, na N118, estrada entre Salvaterra de Magos e Benavente, deixou um carro soterrado pela carga do pesado, confirmou fonte do CDOS de Santarém à TVI24.

Segundo a mesma fonte, as primeiras informações davam conta de que o acidente teria ferido quatro pessoas, mas o número foi corrigido para três.

Dois dos feridos - o condutor do camião e uma mulher que seguia no carro - foram resgatados com ferimentos ligeiros e transportados, respetivamente, para o Hospital de Vila Franca de Xira e para o Hospital de Santarém. Uma terceira vítima, do sexo masculino - condutor do veículo ligeiro -, foi retirada já sem vida.

De acordo com o capitão Rui Póvoa, da GNR, os ocupantes do veículo ligeiro eram pai e filha e circulavam de Marinhais para Salvaterra de Magos.

Custódio Coelho seguia para Salvaterra de Magos, quando viu, no sentido contrário, para Marinhais, um camião a tombar para cima de um veículo ligeiro.

Saí do carro e fui ter com o motorista e disse-lhe que estava um carro debaixo do camião. Ele ficou aflito e eu depois dei a volta ao camião e ouvi uma voz a falar lá de dentro: ‘estão vivos’”, contou.

De acordo com esta testemunha, chovia muito na estrada, onde ainda havia gelo da noite anterior e da própria manhã. Também Rui Póvoa admitiu que o mau tempo e o gelo na estrada são “um fator que será ponderado na investigação que já se iniciou”.

Mas não consigo indicar se foi fator determinante para o acidente”, acrescentou.

O alerta para o acidente foi dado às 9:36. No local estiveram os 12 viaturas e 33 operacionais dos bombeiros de Benavente, Salvaterra de Magos, Almeirim e Chamusca, e a VMER de Santarém.

A N118 está cortada nos dois sentidos para proceder aos trabalhos. O capitão da GNR espera, “até ao final a tarde, ter a circulação totalmente restabelecida no local”.

Andreia Miranda / Notícia atualizada às 15:10