Condutor submerso depois de despiste em pedreira desativada de Vila Viçosa - TVI

Condutor submerso depois de despiste em pedreira desativada de Vila Viçosa

  • Henrique Magalhães Claudino
  • Amílcar Matos
  • Notícia atualizada às 19:00
  • 9 nov 2019, 11:42

Máquina industrial caiu à água quando recolhia entulho. Vítima é um trabalhador com 51 anos, residente no concelho vizinho de Borba

Um despiste numa pedreira desativada de Vila Viçosa fez, nesta manhã, uma vítima, que se encontra submersa, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora à TVI.

A vítima é o condutor de uma máquina industrial, que recolhia entulho na pedreira das Cabanas, para "entulhar" e fechar a pedreira, quando caiu à água.

Segundo apurou a TVI, a vítima é um trabalhador com 51 anos, residente no concelho vizinho de Borba.

O camião em que seguia, um dumper, caiu de uma altura com cerca de 30 metros e ficou submerso. O trabalhador estará dentro da viatura, já sem vida, uma vez que o alerta foi dado pouco depois das 9:30.

Os bombeiros mergulhadores iniciaram esta tarde os trabalhos para resgatar o manobrador da máquina. Nesta operação estão envolvidos operacionais da Força Especial de Bombeiros (FEB) e da corporação de Reguengos de Monsaraz.

As operações de socorro mobilizavam, cerca das 15:00, duas dezenas de operacionais, com o apoio 11 veículos, segundo o CDOS de Évora.

Pelo que conseguimos apurar, foi um acidente de trabalho. O condutor do camião andava dentro da pedreira a transportar pedras de um lado para o outro e, num dos transportes, deve ter-se chegado demasiado à berma e o veículo caiu numa ravina e está, neste momento, submerso”, disse fonte da GNR à Lusa.

Numa altura em que está quase a cumprir um ano (a data assinala-se no próximo dia 19) do acidente ocorrido no vizinho concelho de Borba, que provocou cinco mortos, devido ao aluimento de parte de uma estrada municipal que arrastou terra e pedras para o interior de pedreiras, a fonte da GNR frisou que a ocorrência deste sábado é distinta.

Do que apurámos, nada tem a ver com as condições da pedreira, nem com fatores externos. Foi um acidente de trabalho, se calhar por alguma distração do condutor”, indicou.

As operações de busca e resgate foram interrompidas ao final da tarde e são retomadas no domingo, com reforço de meios, segundo a Proteção Civil.

Continue a ler esta notícia