Mêda: capotamento de trator mata homem - TVI

Mêda: capotamento de trator mata homem

Trator [Reuters]

GNR diz que se tratou de "um acidente de trabalho". Confederação Nacional da Agricultura lembra que acidentes com maquinaria agrícola "são um dos piores problemas da agricultura familiar portuguesa"

Relacionados
Um homem de 75 anos morreu hoje na sequência do capotamento do trator agrícola que conduzia, na aldeia de Relva, no concelho de Mêda, disseram à agência Lusa fontes da GNR e dos bombeiros.

Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda adiantou que se tratou de um acidente de trabalho, que ocorreu pelas 09:50, quando a vítima "andava a amanhar as terras".

"O veículo não trazia o arco de segurança, vulgarmente conhecido por arco de Santo António", e, ao capotar, ficou em cima do condutor, explicou.


A fonte da GNR adiantou que a morte do homem foi confirmada no local do acidente.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda, estiveram no local, além de elementos da GNR, 12 elementos e quatro viaturas dos bombeiros voluntários de Mêda, uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Vila Nova de Foz Côa e um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Bragança.

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) anunciou recentemente a intenção de propor ao Governo a criação de um plano de prevenção de acidentes com tratores e máquinas agrícolas, para travar uma "verdadeira tragédia" que vitima cerca de 50 pessoas por ano.

Em comunicado, a CNA considerou que os acidentes com maquinaria agrícola "são um dos piores problemas da agricultura familiar portuguesa", mas não são "uma fatalidade incontrolável".

Também o grupo parlamentar do PS tinha questionado a ministra da Administração Interna acerca da sinistralidade envolvendo tratores, nomeadamente qual o orçamento de 2015 para ações de sensibilização e quais as datas em que ocorrerão.

"Conforme os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Portugal continua a ser um dos países europeus com a taxa de mortalidade mais elevada relativamente aos acidentes com tratores", referiu o grupo parlamentar socialista.


Segundo dados revelados em março deste ano pela GNR, três em cada quatro acidentes de trator resultam na morte dos passageiros e 70 por cento das vítimas resultam de capotamentos.

Entre janeiro de 2013 e julho de 2014, a GNR registou 256 acidentes com tratores agrícolas no continente, que provocaram 115 vítimas mortais e 83 feridos graves.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE