Um homem morreu e outro ficou ferido no despiste de uma viatura ligeira de passageiros, que colidiu com um veículo estacionado, ao início da noite deste domingo, em Cuba, no distrito de Beja, revelou a GNR.

O Comando Territorial de Beja da GNR disse à agência Lusa que o alerta para o acidente, ocorrido na Estrada da Circunvalação, à saída de Cuba para Alvito, foi dado cerca das 20:00.

A vítima mortal, transportada para os serviços de Medicina Legal de Beja, é um jovem, com “cerca de 20 a 25 anos”, explicou a fonte policial, acrescentando que a outra vítima do sinistro é um ferido ligeiro também do sexo masculino, que foi levado para o hospital da capital de distrito.

“Os dois seguiam na viatura ligeira de passageiros que se despistou” e que, “como consequência, foi colidir com uma viatura ligeira de mercadorias que se encontrava estacionada”, referiu a fonte da Guarda.

Contactado pela Lusa, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja afirmou que, no local do acidente, foi ainda “assistido um familiar de uma das vítimas”, que não chegou a ser transportado para o hospital.

Um total de 17 operacionais, com o apoio de seis veículos, foi mobilizado para o acidente, incluindo meios dos bombeiros, da GNR e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), incluindo a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Évora.

Também este domingo, um acidente ocorrido na EN 14 (Via Norte), em Leça do Balio, Matosinhos, na saída para a Maia, provocou um morto e cinco feridos, três em estado grave, segundo disse o Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto à TVI24.

Os três feridos graves foram transportados para os hospitais de S. João e Pedro Hispano.

A vítima mortal é um homem de 70 anos e todos os feridos são adultos.

No concelho de Ourique, em Beja, também este domingo, um homem e uma mulher morreram na sequência do despiste de um veículo ligeiro de passageiros, ao início da tarde, no Itinerário Complementar 1 (IC1), no concelho de Ourique, em Beja, revelou a GNR.

O Comando Territorial de Beja da GNR disse à agência Lusa que o acidente aconteceu ao quilómetro 688,7 do IC1, no sentido norte/sul, na zona de Santana da Serra, provocando, inicialmente, três feridos graves, todos de nacionalidade estrangeira.

Dois dos feridos, um homem, de 53 anos, e uma mulher, cuja idade a GNR ainda não se conseguiu apurar, foram transportados ainda com vida para o Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Castro Verde, em Beja, mas “acabaram por falecer”, já depois de darem entrada na unidade, revelou a fonte.

O outro ferido grave do sinistro, um jovem de 16 anos, foi levado para o Hospital de Beja, mas, entretanto, foi transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, acrescentou a fonte da Guarda.

Redação / AR