Metade das estradas têm limites abaixo do que deviam - TVI

Metade das estradas têm limites abaixo do que deviam

PAULO CUNHA/LUSA

Investigadora diz que desadequação do limite de velocidade «viola as naturais expectativas do condutor, que acaba por transgredir»

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Mais de metade das estradas portuguesas têm limites de velocidade abaixo do aconselhável, levando ao descrédito das regras e à transgressão, disse uma investigadora da Universidade de Coimbra que está a estudar os limites adequados a cada troço.

«Mais de metade dos troços rodoviários em Portugal estão com limites de velocidade abaixo do que deviam. É muito recorrente o limite de 50 Km/hora em zonas onde não há casas nem outros conflitos laterais», disse hoje à Lusa Ana Bastos, com base em conclusões preliminares de vários estudos que a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) tem desenvolvido.

A especialista em transportes e segurança rodoviárias, docente na FCTUC, frisou que a desadequação do limite de velocidade às características da estrada «viola as naturais expectativas do condutor, que acaba por transgredir» e tem como efeito «o descrédito total» das regras de trânsito.

«O que se tem feito em Portugal, em estradas que atravessam localidades, é colocar um semáforo de limite de velocidade. O efeito é instantâneo, mas a reacção do condutor imediatamente a seguir será aumentar de novo a velocidade», alerta Ana Bastos.

As situações «completamente desajustadas da realidade» resultam de em Portugal «não existirem critérios técnicos para estabelecer os limites de velocidade», observou.

Ferramentas de «coacção física e psicológica»

A investigadora falava à Lusa a propósito de um projecto, denominado «Safespeed - Estratégias de Gestão de Velocidade», que arrancou há um ano e visa criar um sistema que permita adaptar o limite de velocidade legal às características da via, obrigando o condutor a respeitar esse limite, através de ferramentas de «coacção física e psicológica».

A definição dos critérios técnicos deverá estar concluída dentro de dois anos, com a finalização de um modelo informático «capaz de estimar, para cada situação, a velocidade expectável face às características da estrada e do seu ambiente envolvente».

Para obrigar o condutor a respeitar a velocidade legal estabelecida, induzindo-o a adoptar comportamentos compatíveis com o ambiente rodoviário que atravessa, serão definidas «medidas de acalmia de tráfego».

Rotundas, gincanas, alteração de pavimento ou reforço da iluminação pública são algumas das soluções, que actuam «quer fisicamente quer por coação psicológica sobre o condutor, impedindo-o de adoptar comportamentos desajustados à velocidade pretendida», refere a FCTUC.

Além da FCTUC, participam no projecto a Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP) e a Universidade do Minho, num total de oito investigadores.
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