A Brigada de Trânsito da GNR registou 225 acidentes de viação no domingo, dos quais resultaram três mortes, tendo sido detidos 25 condutores por excesso de álcool ou falta de carta de condução, indica o «site» oficial da GNR, citada pela Lusa.

Dos acidentes de viação resultaram também 78 feridos, três dos quais em estado grave, refere a mesma fonte.

No domingo, a BT/GNR fiscalizou 1.561 condutores, elaborando 507 autos de contra-ordenação, dos quais 288 correspondem a infracções graves e 51 a infracções muito graves.

Foram detectados 315 excessos de velocidade e 24 condutores ou passageiros sem cinto de segurança.

Por falta de seguro obrigatório foram levantados 156 autos.

O controlo do álcool na estrada abrangeu 1.064 condutores: 56 apresentaram excesso, dos quais 21 foram detidos por ultrapassarem 1,20 gramas de álcool por litro de sangue.

Foram ainda detidos quatro condutores por conduzirem sem carta.

A BT/GNR informou ter prestado auxílio a 183 condutores.

Refira-se que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) realiza a partir de hoje uma campanha de Natal e Ano Novo para garantir a segurança rodoviária e diminuir o número de acidentes nas estradas portuguesas.

Na campanha, que decorre até 04 de Janeiro, vão estar envolvidas a ANSR, Autoridade Nacional de Protecção Civil, INEM, Empresa de Meios Aéreos (EMA), Governos Civis, PSP, GNR, Estradas de Portugal e entidades gestoras das vias.