Chuva e trovoada colocam Flores e Corvo sob aviso laranja - TVI

Chuva e trovoada colocam Flores e Corvo sob aviso laranja

Instituto Português do Mar e da Atmosfera tinha colocado as duas ilhas do grupo ocidental em alerta amarelo

O aviso amarelo para as ilhas das Flores e Corvo, nos Açores, subiu para laranja devido à previsão de chuva forte e trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O alerta vai vigorar até às 19:00 desta segunda-feira.

Também as ilhas do grupo central - Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial - estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros e trovoada, situação que vai vigorar a partir das 21:00 de hoje e as 03:00 de terça-feira.

Por seu turno, também as ilhas do grupo oriental, São Miguel e Santa Maria, ficaram sob aviso amarelo devido igualmente à previsão de aguaceiros e trovoada desde as 21:00 de hoje e as 09:00 de terça-feira.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

As condições atmosféricas nos Açores levaram hoje o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) a emitir um comunicado onde recorda à população as medidas que deve tomar para se precaverem dos efeitos dos avisos meteorológicos.

Como tal, pede o SRPCBA a adoção de “comportamentos adequados”, sendo que nas zonas mais vulneráveis apela à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

O IPMA prevê céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva, por vezes forte, passando a aguaceiros, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento muito fresco a forte com rajadas até 80 quilómetros por hora, rodando para norte e tornando-se fresco no grupo ocidental.

Em Santa Cruz das Flores as temperatura vão oscilar entre 20 e 24 graus Celsius, na Horta entre 20 e 25, em Angra do Heroísmo entre 21 e 25, em Ponta Delgada entre 22 e 26 e no Funchal entre 22 e 27.
Continue a ler esta notícia