Dezenas de caravelas portuguesas nas praias de Ponta Delgada - TVI

Dezenas de caravelas portuguesas nas praias de Ponta Delgada

  • AG com Lusa
  • 9 ago 2019, 16:32
Caravela-portuguesa

Esta espécie de alforreca pode provocar queimaduras graves

Algumas praias junto a Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, estão esta sexta-feira com dezenas de caravelas portuguesas na areia e com aviso de cuidado na ida ao banho, constatou a agência Lusa no local.

Nas praias das Mílicias, do Pópulo e de São Roque, por exemplo, cerca das 14:30 locais (menos uma hora do que em Lisboa) apenas alguns surfistas se encontravam no mar e estavam içadas a bandeira amarela, de cuidado na ida ao mar, e também a bandeira referente à presença de caravelas portuguesas.

Desde fins de abril até meados de junho, registou-se uma abundância de caravelas-portuguesas nas águas açorianas, e apesar de o pico da presença da espécie já ter passado, ocasionalmente ainda se dá uma concentração destas no mar ou em areais.

As caravelas portuguesas têm vindo a dar à costa em várias praias de Portugal continental e das ilhas neste verão.

A espécie apresenta uma forma de balão de cor azul e, por vezes, tons lilás e rosa, flutua à superfície da água, é influenciada por ventos e correntes superficiais e os seus tentáculos são urticantes e podem provocar queimaduras graves.

As caravelas portuguesas estão presentes nos Açores durante todo o ano, sendo uma presença assídua no Atlântico e Mediterrâneo por serem uma espécie de mar aberto, fazendo parte da fauna do arquipélago devido ao posicionamento geográfico do mesmo.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos