Leite cru e colhido de madrugada é o mais «amigo» do sono - TVI

Leite cru e colhido de madrugada é o mais «amigo» do sono

Leite Rituais

Conclusão é de uma investigação da Universidade dos Açores

Um estudo desenvolvido pela Universidade dos Açores, em Ponta Delegada, S.Miguel, afirma que ordenhar vacas de madrugada pode ser penoso para os lavradores mas é o leite mais rico em melatonina, uma neurohormona que regula o sono e que os idosos têm mais dificuldade em produzir, noticia a Lusa.

A equipa de investigadores desenvolveu o estudo com base em leite recolhido em vários períodos do dia, em explorações pecuárias localizadas em diversas zonas da ilha de São Miguel.

A investigação concluiu também que os níveis de melatonina presentes no leite varia também em função da estação do ano, sendo mais elevados no Inverno do que no Verão.

O estudo apurou ainda que a quantidade de melatonina presente no leite diminui com o seu tratamento.

Cru, o leite apresenta níveis de neurohormona muito mais elevados, que baixam consideravelmente com o processo de pasteurização e ultrapasteurização.

Esta investigação permite perspectivar o lançamento no mercado de um produto natural, capaz de ajudar as pessoas a adormer, indicou o investigador José Batista.

Esse leite, colhido de madrugada, sem ser submetido a altas temperaturas, poderá substituir as pílulas usadas por idosos para «conciliar o sono», acrescentou.

José Batista considera que esta medida poderia já ser lançada nos supermercados, com o regresso do «leite do dia», mais «amigo» dos idosos e das insónias.
Continue a ler esta notícia