Caso Esmeralda: casal perde advogada - TVI

Caso Esmeralda: casal perde advogada

  • Portugal Diário
  • PO
  • 4 abr 2008, 13:02
Maria Adelina Lagarto, mãe adoptiva - Foto de Paulo Cunha para Lusa

Representante jurídica renunciou ao mandato no caso de regulação do poder paternal

Relacionados
A advogada do casal Luís Gomes e Adelina Lagarto, que tem a guarda da menor Esmeralda Porto desde os seus três meses de idade, informou esta sexta-feira o tribunal que os deixará de representar, noticia a agência Lusa.

Num e-mail enviado ao tribunal de Torres Novas, a advogada Sara Cabeleira renunciou ao mandato no caso do processo de regulação do poder paternal, mas não esclareceu se vai manter-se a defender Adelina Lagarto no processo-crime de que é alvo por sequestro da menor.

A Agência Lusa tentou obter um comentário junto da advogada mas esta permanece incontactável.

Esta renúncia sucede no mesmo dia em que o sargento vai à Sertã levar a menina para uma visita com o progenitor, Baltazar Nunes, cumprindo uma ordem expressa do tribunal de Torres Novas.

Caso o sargento não fosse, incorreria em prisão efectiva, já que a pena suspensa a que foi condenado estava pendente do cumprimento das ordens do tribunal no âmbito da regulação do poder paternal.

A acompanhar a menina irá Luís Gomes e a sua mulher, Adelina Lagarto, que também viu as suas medidas de coacção alteradas para que se possa ausentar da comarca de Torres Novas.

A mulher é arguida num processo de sequestro da menor, que chegou a ter data marcada de início para o mês passado, e está sujeita a apresentações periódicas no tribunal de Torres Novas.

Entretanto, na próxima quinta-feira vai ter lugar uma nova conferência de partes, exactamente um ano depois de uma primeira tentativa para regular a entrega da menor, que resultou infrutífera.

No despacho, a magistrada, que tem o processo de regulação de poder paternal, ordena também a entrega da documentação da menor ao pai, Baltazar Nunes, que tem ganho na Justiça o direito de guarda da menor.

A nova conferência será mais uma etapa da batalha judicial que tem oposto o casal Luís Gomes e Adelina Lagarto a Baltazar Nunes pela guarda da menor Esmeralda Porto, agora com seis anos de idade.

A menor foi entregue pela mãe ao casal Luís Gomes e Adelina Lagarto com três meses de idade. Após um processo oficial de averiguação de paternidade, o pai, Baltazar Nunes, perfilhou a filha quando ela tinha um ano e desde então tem disputado esta batalha legal para ter a sua guarda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados