O número de detidos por desobediência ao estado de emergência subiu para 54. A informação foi divulgada pelo Ministério da Administração Interna em comunicado.
Assim, até às 18h00 de hoje, foram detidas 54 pessoas por crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência."
"No mesmo período, foram encerrados 1031 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas", refere a mesma nota.
As medidas que concretizam o estado de emergência em Portugal entraram em vigor no domingo, sendo fiscalizadas pela PSP e GNR.
A lista de medidas inclui o confinamento obrigatório, em hospitais ou em casa, dos doentes com Covid-19 e das pessoas em vigilância ativa e o encerramento de estabelecimentos comerciais que não vendam bens essenciais, como alimentação ou medicamentos.
O Ministério da Administração Interna "reitera o apelo a todos os cidadãos para o escrupuloso cumprimento das medidas impostas pelo estado de emergência, contribuindo assim para conter a propagação da pandemia".
O estado de emergência, decretado pelo Presidente da República, vigora até 2 de abril.
Portugal regista 60 mortes e 3.544 infeções, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.
Das pessoas infetadas, 191 estão internadas, 61 das quais em unidades de cuidados intensivos hospitalares, havendo 43 doentes que já recuperaram desde que a Covid-19 foi confirmada no país, em 2 de março.