Mau tempo condiciona ligações aéreas nos arquipélagos - TVI

Mau tempo condiciona ligações aéreas nos arquipélagos

Easyjet (Lusa)

Aeroporto da Madeira está condicionado devido ao vento. Três aviões já aterraram na outra ilha. Nos Açores, várias ligações também foram afetadas pelo nevoeiro

Três aviões divergiram, esta terça-feira, do aeroporto da ilha da Madeira para o do Porto Santo devido ao vento registado no concelho de Santa Cruz, disse uma fonte aeroportuária.

Até à ilha do Porto Santo rumaram aeronaves das companhias easyjet (proveniente de Lisboa); Transavia (de Paris/Porto) e Air Berlim (de Colónia).

Os aviões aguardam melhores condições de tempo para cumprirem as suas viagens.

"O aeroporto está condicionado desde as 16:00, mas entretanto já aterrou um avião. Isto tem a ver com os ventos. Quando melhora, acabam por aterrar", disse a mesma fonte, cerca das 17:00.

Nos Açores, o problema está no nevoeiro

O nevoeiro em diversos aeroportos dos Açores afetou diversas ligações aéreas no arquipélago, obrigando ao cancelamento de voos e fazendo outros divergir, disse à agência Lusa o porta-voz da companhia aérea SATA.

Segundo António Portugal, o voo Terceira-Horta divergiu para a ilha do Pico, com 30 passageiros, o mesmo sucedendo à ligação Flores-Horta, esta com 46 pessoas.

Ambos os voos são da SATA Air Açores, responsável pelo transporte aéreo inter-ilhas.

António Portugal adiantou que o voo Horta-Corvo, com três passageiros, foi cancelado, situação igual à da ligação Horta-Ponta Delgada.

Também os voos Terceira-Graciosa-Terceira foram cancelados devido ao nevoeiro no aeródromo da Graciosa. Em terra ficaram 98 passageiros, informou o responsável.

Quanto às viagens da Azores Air Lines, que assegura as ligações entre o continente e o arquipélago, o voo com origem em Lisboa e destino na Horta divergiu, com 188 passageiros, para o Pico.

O porta-voz da transportadora aérea açoriana esclareceu que “tem havido nevoeiro persistente em alguns aeroportos desde há duas semanas”.

Continue a ler esta notícia