As más condições atmosféricas cancelaram 26 voos (chegadas e partidas) no Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, disse à Lusa fonte aeroportuária.

Na ilha do Porto Santo encontra-se um avião da Brussels Airlines que teve de ser desviado devido aos ventos fortes que atingiram a zona de Santa Cruz, na Madeira.

Algumas abertas permitiram, no entanto, que durante o dia de hoje tivessem aterrado e descolado algumas aeronaves.

Esta quinta-feira, o aeroporto Cristiano Ronaldo tinha a previsão de 43 movimentos, mas o vento forte com rajadas que já atingiram os 93 km/h - de acordo com os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) - deverão continuar até "amanhã [sexta-feira] às seis da manhã".

O IPMA tem ativo um aviso amarelo até sexta-feira às 11:59 horas para o vento forte do quadrante norte, com rajadas até 80 km/h, em especial nos extremos oeste e leste da ilha da Madeira.

A Capitania do Porto do Funchal também emitiu avisos para agitação marítima forte, má visibilidade e vento, recomendando aos "proprietários ou armadores das embarcações para que tomem as devidas precauções mantendo estas nos portos de abrigo e considerem a adoção de medidas suplementares tais como o reforço da amarração".

Recomenda ainda "à população que adote medidas de autoproteção na orla costeira em função do vento forte que se verifica".

/ LCM - atualizada às 21:53