Mais de 300 voos cancelados por causa do vulcão - TVI

Mais de 300 voos cancelados por causa do vulcão

Aeroporto Sá Carneiro

Aeroporto mais afectado foi o do Porto, onde foram cancelados 153 ligações aéreas

A nuvem de cinzas do vulcão islandês levou ao cancelamento de 308 voos previstos para este domingo nos aeroportos portugueses geridos pela ANA - Aeroportos de Portugal, anunciou a empresa.

«Na sequência da nuvem de cinza proveniente do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia e das perturbações atmosféricas e restrições em partes distintas do espaço aéreo nacional, foram hoje cancelados 308 voos no conjunto dos aeroportos geridos pela ANA, Aeroportos de Portugal, já contando com os 15 voos cancelados no Aeroporto da Madeira, gerido pela ANAM», indicou a empresa numa nota distribuída à imprensa.

O aeroporto mais afectado foi o do Porto, no qual foram cancelados 153 voos, e que deverá permanecer encerrado pelo menos até às 7:00 de segunda-feira, segundo a NAV - Navegação Aérea de Portugal.

Em Lisboa, foram cancelados 88 voos e verificaram-se atrasos em chegadas e partidas, enquanto no aeroporto de Faro foram cancelados seis voos.

No Aeroporto da Madeira, uma infra-estrutura gerida pela ANAM, foram cancelados 15 voos.

nos Açores, foram cancelados 28 voos no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, 14 voos no aeroporto da Horta, dois voos no aeroporto de Santa Maria e outros dois no aeroporto das Flores.

Aeroportos vazios nos Açores

O cancelamento dos voos entre as ilhas dos Açores e do arquipélago com o exterior devido ao vulcão da Islândia deixou o aeroporto de Ponta Delgada praticamente deserto, ao longo deste domingo.

A meio da tarde, no principal aeroporto do arquipélago apenas se encontravam dois passageiros que, segundo disse à Agência Lusa um fonte da transportadora aérea açoriana, aí se deslocaram para indagar sobre as alternativas de viagem que se lhes deparavam.

Os 30 voos da linha regional cancelados, este domingo, pela Sata afectaram 959 passageiros e a companhia aconselhou as pessoas impedidas de viajar de avião a procurar alternativas em ligações por mar.

Por causa das cinzas vulcânicas, a Sata cancelou todos os voos entre as ilhas e para o exterior do arquipélago desde a tarde de sábado e até às 12:00 de segunda-feira.

Efeitos das cinzas podem continuar por dias

No entanto,o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores admitiu que as cinzas originadas pelo vulcão da Islândia podem continuar a afectar o espaço aéreo do arquipélago nos próximos dias.

«Se não houver alterações significativas na circulação atmosférica, a situação poderá manter-se» nos próximos dias, refere este centro numa nota divulgada ao final da tarde no seu sítio na Internet.

Poeira vulcânica fecha aeroportos na Áustria

O sul da Europa, de Portugal até à Croácia, esteve este domingo a ser afectado por perturbações do tráfego aéreo causadas pela nuvem de cinzas libertada pelo mesmo vulcão islandês que já tinha paralisado os céus europeus em abril.

À medida que a situação melhorava na parte da tarde nos aeroportos espanhóis e italianos, a poeira vulcânica fazia piorar a vida aos passageiros nos aeroportos da Croácia, de Munique (sul da Alemanha) e da Áustria.

De acordo com o Instituto Português de Meteorologia, a nuvem de cinzas «estende-se por milhares de quilómetros de Oeste para Leste, mas não é muito larga, tendo cerca de 300 quilómetros».

A organização europeia de navegação aérea Eurocontrol previa para este domingo cerca de 24 500 voos, menos 500 do que num domingo normal.

De acordo com o mesmo organismo, a situação nos aeroportos deverá melhorar progressivamente.
Continue a ler esta notícia