Um problema técnico num avião da TAP obrigou, esta quarta-feira, à interrupção das aterragens no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, esta quarta-feira à tarde, confirmaram à TVI fontes da ANA Aeroportos e fonte da companhia aérea. 

A TAP confirma que o Airbus A320 que faria o voo TP862 Lisboa Veneza teve uma falha técnica no motor durante o início do processo de descolagem, que foi imediatamente interrompida pela equipa de pilotos", esclareceu a TAP, em comunicado enviado à TVI.

A companhia aérea acrescenta que "não houve qualquer consequência para os passageiros a bordo, que seguirão viagem noutro voo da companhia".

A ANA Aeroportos esclarece que as aterragens estiveram suspensas "entre as 15:14 e as 15:45". Desde essa hora, diz a entidade gestora dos aeroportos portugueses, "a operação decorre com normalidade".

O voo estava previsto para as 15:25, de acordo com a informação no ‘site’ da ANA – Aeroportos de Portugal, mas deverá agora sair as 19:15.

Entre os passageiros, estavam Tiago Guedes, realizador do filme "A Herdade", e a atriz Sandra Faleiro, que faz parte do elenco. O filme português está na corrida ao Leão de Ouro, o prémio máximo do Festival de Veneza e deve ser apresentado amanhã a competição. O restante elenco do filme já tinha seguido num outro voo, durante a manhã. 

Tiago Guedes contou à TVI24 como se apercebeu do incidente.

Aquilo foi no momento do arranque, na aceleração inicial. Ele rebentou logo o motor, parou e fez um desvio para a esquerda. Foi logo no início do arranque na pista", vincou.

Os passageiros aperceberam-se logo "que tinha acontecido alguma coisa", afirmou. "A explicação ainda nenhum de nós sabe exatamente. Sabemos só que houve um problema que não permitiu o voo prosseguir e fizeram-nos desembarcar agora", acrescentou.

Voos registam atrasos em Lisboa após problema com avião

O aeroporto de Lisboa regista esta tarde vários atrasos nos voos, constatou a Lusa no 'site' da ANA – Aeroportos de Portugal, após um problema técnico com um avião da TAP ter obrigado a uma paragem nas aterragens durante um período.

No site do aeroporto de Lisboa são visíveis vários atrasos sobretudo nas chegadas, em diversos voos, que ainda se registam apesar de o problema estar resolvido.

Ainda assim, é visível que no final da tarde os atrasos estimados eram menos significativos, segundo uma consulta da Lusa.

Um problema técnico ocorrido durante a fase de rodagem para a pista e que provocou a imobilização de aeronave da TAP, obrigou à interrupção das aterragens no período entre as 15h14 e as 15h45, sendo que desde essa hora a operação decorre com normalidade”, referiu, por seu lado, fonte da ANA, em resposta à Lusa.

Um avião Airbus A320 da TAP, que iria ligar Lisboa a Veneza, sofreu esta tarde “uma falha técnica no motor” durante a descolagem “que foi imediatamente interrompida”, confirmou fonte oficial da transportadora à Lusa.

A TAP confirma que o Airbus A320 que faria o voo TP862 Lisboa-Veneza teve uma falha técnica no motor durante o início do processo de descolagem, que foi imediatamente interrompida pela equipa de pilotos”, refere fonte oficial da TAP.

A companhia aérea garantiu ainda que “não houve qualquer consequência para os passageiros a bordo, que seguirão viagem noutro voo da companhia”.

O voo estava previsto para as 15:25, de acordo com a informação no ‘site’ da ANA – Aeroportos de Portugal, mas deverá agora sair as 19:15.

De acordo com a SIC Notícias, o problema terá sido no motor esquerdo.

A TAP não avançou mais informações, nomeadamente sobre quantos passageiros estariam na aeronave.

A informação de voo no site FlightRadar mostra que o voo nunca saiu da zona do aeroporto de Lisboa.