Duas pessoas morrem afogadas na praia da Zambujeira do Mar - TVI

Duas pessoas morrem afogadas na praia da Zambujeira do Mar

  • Notícia atualizada às 18:06
  • 6 out 2019, 17:15
Praia da Zambujeira do Mar 

Homem tentou resgatar mulher que estava em dificuldades, mas acabaram por morrer os dois

Dois ingleses, um homem, de 34 anos, e uma mulher, de 33 morreram este domingo afogados na praia da Zambujeira do Mar, confirmou à TVI24 o comandante local de Sines. 

A mulher, de 33 anos, estava no mar quando começou a sentir dificuldades. Ao aperceber-se da situação, um homem de 34 anos tentou resgatá-la, mas sem sucesso. Os dois acabaram por entrar em paragem cardiorrespiratória e foram trazidos para terra por um grupo de surfistas. 

Após manobras de reanimação "durante um período prolongado", o óbito dos dois foi declarado no local.

O acesso a esse “pequeno areal” só foi possível com recurso a “um helicóptero da Força Aérea Portuguesa (FAP)”, um EH-101 Merlin, que “trouxe as duas vítimas em paragem cardiorrespiratória para a praia da Zambujeira do Mar”, onde “foram sujeitas a manobras de reanimação”.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja explicou que o alerta para a ocorrência foi transmitido aos bombeiros às 14:30.

As duas vítimas ainda foram resgatadas do mar para o areal da praia da Zambujeira do Mar “em paragem cardiorrespiratória”, tendo sido sujeitas “a manobras de reanimação”, mas sem sucesso, acrescentou a fonte.

A senhora, de 33 anos, é que estava na água em dificuldades e estaria agarrada a uma rocha e o homem, não sei se da família ou qual a relação entre eles, foi ajudá-la. Mas, ao tentarem regressar [à praia], deixaram de ser vistos”, precisou.

O comandante local da Polícia Marítima de Sines lembrou que a época balnear acabou a 15 de setembro e que, por isso, esta, tal como outras praias, “já não são vigiadas, nem têm nadadores-salvadores”.

Os elementos da Estação Salva-vidas de Vila Nova Milfontes e de Sines, com uma embarcação de semirrígida e uma mota de água, deslocaram-se de imediato para o local”, tal como “a Polícia Marítima também acorreu à zona por terra, enquanto, no areal, “os bombeiros também tentaram logo fazer a reanimação”, mas não foi possível salvar as duas pessoas, acrescentou.

Para o local foram mobilizados 21 operacionais, apoiados por sete meios terrestres, uma mota de água e um helicóptero, entre meios dos bombeiros, Polícia Marítima, GNR, INEM, Instituto de Socorros a Náufragos e FAP.

Continue a ler esta notícia