A PSP instaurou um processo disciplinar a um agente de Cascais por incumprimento das restrições impostas devido à pandemia de covid-19 numa festa de aniversário por ele promovida com várias pessoas, sem máscara e sem manter o distanciamento recomendado.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP adianta ter tido conhecimento de um vídeo que circulava nas redes sociais e em que “havia suspeita da participação de um agente” da divisão de Cascais numa festa realizada na sexta-feira, com “várias pessoas, sem máscara e sem manter a distância recomendada”.

Após a realização de diligências “a fim de apurar a veracidade de tais factos”, foi identificado o agente que promoveu a festa, “o qual prontamente confirmou tratar-se da festa do seu aniversário, realizada na noite anterior”, é referido na nota.

Na sequência do que foi apurado, foi ainda no dia 29 de janeiro determinada a instauração de procedimento disciplinar ao referido agente”, indica ainda o Comando Metropolitano de Lisboa.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.227.605 mortos resultantes de mais de 102,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.757 pessoas dos 726.321 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

/ NM