A Autoridade Marítima alertou esta terça-feira para o agravamento do estado do mar nos Açores a partir de quarta-feira, nomeadamente nos grupos Ocidental e algumas ilhas do grupo Central.

Em comunicado enviado às redações, a Autoridade Marítima explica que no grupo Ocidental (Flores e Corvo), na quarta-feira, "a agitação marítima de noroeste, mas rodando para oeste, poderá atingir valores de altura significativa de quatro metros, aumentando paulatinamente até que no dia 01 de março poderá atingir seis metros de altura significativa".

Nas Ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial), a agitação marítima de oeste poderá ter quatro metros de altura significativa na quinta-feira aumentando para seis metros no dia 01 de março.

No comunicado aconselha-se a comunidade marítima a adotar "medidas de precaução, verificando e reforçando a amarração, ou preferencialmente varando em lugar seguro as embarcações".

A população em geral não deve frequentar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima.

"Caso seja absolutamente imprescindível deslocar-se até junto da orla marítima, deverá manter-se uma atitude de permanente vigilância e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", aconselha ainda a Autoridade Marítima.