Toda a costa portuguesa e a Madeira estão esta quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo até às 06:00 de quinta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

Por causa da agitação marítima, as barras de São Martinho do Porto e Ericeira, no continente, e de Santa Cruz da Graciosa, no grupo central dos Açores, estão fechadas a toda a navegação, segundo a Marinha portuguesa.

As barras marítimas de Viana do Castelo, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e Lagos estão condicionadas.

Ainda devido à agitação marítima, o IPMA emitiu aviso amarelo para a costa norte da ilha da Madeira e para o Porto Santo até às 03:00 de quinta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos da Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve acima dos 1.600 metros.

Este aviso amarelo para a queda de neve vai estar em vigor até às 12:00 de quinta-feira.

O aviso amarelo aplica-se a situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado até ao final da manhã e chuva ou aguaceiros, podendo ser por vezes fortes nas regiões Centro e Sul até ao início da manhã, diminuindo de intensidade e frequência a partir do final da tarde, e sendo na forma de neve acima de 1400 metros.

O IPMA prevê também possibilidade de ocorrência de trovoada, em especial nas regiões do litoral e até ao meio da tarde e vento fraco a moderado do quadrante sul, rodando gradualmente para o quadrante oeste, sendo por vezes forte nas terras altas.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida de temperatura, em especial da mínima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 3 graus Celsius (na Guarda) e os 11 (em Lisboa) e as máximas entre os 5 graus (na Guarda) e os 18 (em Faro).

Para o arquipélago da Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até ao início da manhã e períodos de chuva fraca a partir do final da tarde.

Está ainda previsto vento fraco a moderado de noroeste, soprando por vezes forte até ao início da manhã, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 17 e os 23 graus e no Porto Santo entre os 16 e os 21 graus.

Nevão e brincadeira na Serra da Estrela

A Serra da Estrela chegou a ter os acessos à Torre fechados no início da manhã. No entanto, a melhoria no tempo acabou por levar à reabertura das estradas.

Foram várias as pessoas, sobretudo turistas, que aproveitaram para subir ao ponto mais alto de Portugal, ainda que alguns se tenham mostrado desiludidos.

Para vários turistas brasileiros esta ida à neve foi uma novidade, uma vez que no país sul-americano essa é uma realidade mais distante.