Assédio: sabe o que é o stalking? - TVI

Assédio: sabe o que é o stalking?

Hacker

Pode ser vítima e não sabe

Um estudo concluiu que 19,5 por cento das 1.210 pessoas inquiridas é vítima de stalking.

E o que é isto afinal? Um «assédio persistente» cujas principais vítimas são as mulheres.

O stalking pode assumir variadas formas, como telefonar frequentemente, perseguir, filmar, enviar mensagens, ameaçar, agredir fisicamente, enviar presentes ou vigiar ou mandar vigiar alguém.

«No fundo, é fazer sombra à vítima, o que, muitas vezes, obriga a mudar de estilo de vida ou de local de residência, para se livrar desse assédio persistente. Mas não existe em Portugal legislação que inclua todas estas formas intrusivas», explicou , Marlene Matos, a coordenadora do primeiro estudo sobre o stalking em Portugal, apresentado esta sexta-feira a propósito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Além das mulheres, outras das principais vítimas são jovens com idades entre os 16 e os 29 anos, sendo que o agressor (stalker) é quase sempre homem, na maior parte das vezes conhecido ou ex-parceiro da vítima.

Uma outra realidade que apareceu com as novas tecnologias é o cyberstalking, em que são usadas a Internet ou o telemóvel, muitas vezes aproveitando o anonimato que estes meios facultam para «quase torturar» as vítimas.

«Em Portugal, o stalking não é crime, mas há necessidade de criar legislação específica para este fenómeno, à semelhança do que já acontece em vários outros países», alerta Marlene Matos em declaração à Lusa. Actualmente, na Europa, a lei anti-stalking já vigora em nove países, designadamente Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Irlanda, Itália, Malta e Reino Unido.

Famosos vítimas de stalking

O stalking pode traduzir-se em perseguição por parte de fãs, como aconteceu com o cantor António Manuel Ribeiro, dos UHF. O caso chegou a tribunal, tendo a fã sido condenada a dois anos de prisão, com pena suspensa, por dois crimes de ameaça agravada, dois crimes de perturbação da vida privada e um crime de injúria.

Um fanático de Steven Spielberg apanhou 25 anos de prisão após aparecer na casa do realizador com algemas, faca e «obsessão sexual».

A actriz Rebecca Schaeffer foi mesmo morta por um stalker em 1989.
Continue a ler esta notícia