Alcochete: fase de instrução começa dia 6 de março, Bruno de Carvalho ouvido dia 13 - TVI

Alcochete: fase de instrução começa dia 6 de março, Bruno de Carvalho ouvido dia 13

  • Inês Pereira
  • 31 jan 2019, 12:48
Agressões em Alcochete

á há datas para alguns interrogatórios, incluindo o do antigo presidente dos leões Bruno de Carvalho

A fase de instrução do processo das agressões que ocorreram na Academia do Sporting, em Alcochete, começa dia 6 de março.

Já há datas para alguns interrogatórios, incluindo o do antigo presidente dos leões Bruno de Carvalho, que será ouvido dia 13. 

Bruno de Carvalho requereu esta fase facultativa do processo para evitar ir a julgamento e alega que tanto o DIAP quanto a GNR não têm competência para investigar um crime de terrorismo, logo o inquérito é nulo. Para além disso, também alega falta de prova para o acusar da autoria moral do ataque.

A fase de instrução vai decorrer no Campus de Justiça, em Lisboa.

A 15 de maio, a equipa de futebol do Sporting foi atacada na academia do clube, em Alcochete, por um grupo de cerca de 40 alegados adeptos encapuzados, que agrediram técnicos, jogadores e ‘staff’.

O antigo oficial de ligação aos adeptos (OLA) do clube Bruno Jacinto está entre os arguidos presos preventivamente, sendo acusado de autoria moral do ataque, tal como o ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e o líder da Juventude Leonina Mustafá.

Aos arguidos, que participaram diretamente no ataque, o Ministério Público imputa-lhes a coautoria de crimes de terrorismo, 40 crimes de ameaça agravada, 38 crimes de sequestro, dois crimes de dano com violência, um crime de detenção de arma proibida agravado e um de introdução em lugar vedado ao público.

No seguimento do ataque, nove jogadores rescindiram unilateralmente os contratos com o Sporting, e quatro deles, Daniel Podence, Gelson Martins, Ruben Ribeiro e Rafael Leão, mantêm-se em litígio com o clube.

William Carvalho e Rui Patrício acordaram os valores para a sua saída, enquanto Bas Dost, Bruno Fernandes e Rodrigo Battaglia voltaram atrás na decisão de abandonar o clube.

Continue a ler esta notícia