Apanha e consumo de berbigão e mexilhão proibidas - TVI

Apanha e consumo de berbigão e mexilhão proibidas

Mexilhão

O consumo pode provocar intoxicação diarreica

O Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (Ipimar) decretou esta sexta-feira a interdição da apanha de mexilhão na zona litoral entre Portimão e Lagos, de berbigão em Olhão e de mexilhão em Tavira, na zona da Ria Formosa.

Desde a semana passada que vigora também a proibição de capturar conquilha para comercialização na zona litoral entre Faro e Olhão.

Em comunicado, o Instituto aponta a presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas «acima dos valores regulamentares» como causa para a interdição temporária.

O consumo daquelas espécies de bivalves capturadas nas zonas de produção referidas podem provocar intoxicação diarreica devido à presença da toxina DSP, acrescenta o Ipimar.

A apanha e consumo de bivalves esteve proibida em várias zonas do Algarve durante o Verão, mas as restrições foram sendo progressivamente levantadas.

A última zona a ser abrangida pelo levantamento foi a do litoral entre Faro e Olhão, a 30 de Agosto, mas na altura a espécie contaminada era o mexilhão.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE