Chuva intensa provoca inundações, estragos e queda de muros no Algarve - TVI

Chuva intensa provoca inundações, estragos e queda de muros no Algarve

  • CE/DA atualizada às 16:20
  • 30 nov 2020, 13:02

Até às 12:30, tinham sido registadas 80 ocorrências no distrito de Faro devido ao mau tempo, mas o número vai subir, já que algumas situações “estão a ser acompanhas a nível municipal e serão reportadas mais tarde”

A chuva intensa que começou a cair no Algarve durante a madrugada desta segunda-feira afetou sobretudo os concelhos de Olhão, Loulé, Silves e Albufeira, embora com situações “pontuais” no resto da região, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Até às 12:30, tinham sido registadas 80 ocorrências no distrito de Faro devido ao mau tempo, mas o número vai subir, já que algumas situações “estão a ser acompanhas a nível municipal e serão reportadas mais tarde”, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

Em Silves, a queda de dois muros causou danos em oito viaturas que estavam estacionadas na via pública e na zona industrial de Loulé houve “pequenas inundações” em armazéns, tratando-se de uma situação “localizada”, acrescentou.

No concelho de Olhão, que já tinha sido fustigado pelo mau tempo na passada sexta-feira, com várias inundações na via pública, a situação foi mais grave durante a madrugada, referiu. Já em Loulé, a precipitação foi mais intensa durante a manhã.

A chuva intensa afetou algumas habitações e estabelecimentos comerciais em toda a região, embora não haja nenhuma situação “muito relevante”, de acordo com a Proteção Civil.

Segundo a mesma fonte, as previsões para a parte a tarde “não são preocupantes”, devendo registar-se um “desagravamento da situação” no Algarve, embora a zona do sotavento (leste) algarvio possa vir a ser mais afetada.

Família de cinco pessoas desalojada em Olhão

A chuva forte registada esta segunda-feira no Algarve provocou inundações que obrigaram a desalojar uma família de cinco pessoas, em Alfandanga, e causaram ferimentos ligeiros numa pessoa em Quelfes, no concelho de Olhão, disse fonte da Proteção Civil.

Em Olhão, tivemos uma queda de um teto falso no interior de uma habitação, do qual resultou um ferido leve que foi transportado para o hospital, isto em Quelfes, e tivemos também na zona de Alfandanga uma família desalojada, três adultos e duas crianças, que foram prontamente realojados pelo serviço municipal de proteção civil” de Olhão", disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

O comandante Richard Marques acrescentou que, “em Loulé, a mais afetada foi a zona industrial”, onde a chuva forte “afetou não só as vias de circulação, mas também alguns estabelecimentos”, mas houve também ocorrências registadas em outros concelhos do distrito de Faro, como a capital, Albufeira e Silves.

A mesma fonte esclareceu que, até às 15:30, foram registadas “87 ocorrências” em todo o distrito de Faro e a chuva forte também causou sobretudo “inundações de superfície”, mas também uma “queda de muro, em Alcantarilha [concelho de Silve], que “provocou danos em sete veículos”.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE