“Entre uma e duas dezenas” de casas ardidas, confirma autarca de Monchique - TVI

“Entre uma e duas dezenas” de casas ardidas, confirma autarca de Monchique

  • JFP
  • 8 ago 2018, 17:24

“É já um número considerável de habitações”, ou seja, “entre uma e duas dezenas” em zonas “um pouco por todo o concelho”, disse Rui André à TVI

O presidente da câmara de Monchique confirmou à TVI a existência de casas de primeira habitação ardidas, embora considere cedo estar a fazer esse levantamento.

Rui André, o autarca do concelho algarvio onde lavra um incêndio há já cinco dias, diz que “o grande constrangimento tem sido as condições atmosféricas”, destacando “o vento que se tem feito sentir e o calor” na região.

Todas as estratégias têm sido definidas e todas as ações que têm sido colocadas no terreno acabam por, mais tarde, dar origem a outras ignições, a outras projeções, a outros reacendimentos”, admitiu o Rui André.

Quanto ao papel dos bombeiros, que tem gerado alguma indignação junto das populações no que diz respeito ao trabalho desenvolvido, o autarca acredita que “nada tem falhado”.

O que vejo é que a estrutura está organizada, bem organizada em setores, e as pessoas trabalham de acordo com as orientações dos seus responsáveis e acho que nesse aspeto nada tem falhado”, sublinhou.

Quando questionado acerca das casas ardidas, o presidente da câmara confirmou este dado.

Neste momento temos a confirmação de algumas habitações de primeira habitação que foram destruídas”, destacou, embora considere “prematuro” estar a fazer esse levantamento.

É já um número considerável de habitações”, ou seja, “entre uma e duas dezenas” em zonas “um pouco por todo o concelho”.

Rui André salienta que a preocupação tanto da autarquia como das autoridades competentes é, por enquanto, controlar as chamas e apagar o fogo.

Nós neste momento estamos preocupados mais em resolver rapidamente esta situação e depois faremos esse levantamento”, disse em relação aos prejuízos nas habitações.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE