Frigoríficos e bicicletas dentro da Ria Formosa - TVI

Frigoríficos e bicicletas dentro da Ria Formosa

Ria formosa

Mais de seis toneladas de lixo foram recolhidas numa ação de limpeza

Relacionados
Mais de seis toneladas de lixo, entre frigoríficos, bicicletas, motores ou plásticos, foram recolhidas na iniciativa ambiental «Limpar a Ria», realizada em cinco locais da Ria Formosa, informou hoje a Câmara Municipal de Faro.

Miguel Pelica, da Câmara de Faro, considerou «positivo» o balanço da iniciativa realizada na semana passada, porque «além do lixo retirado da ria», teve também as mais-valias «da participação de alunos das escolas como voluntários e da educação ambiental», realizada no âmbito programa Bandeira Azul.

«Nas várias ações realizadas na Ria Formosa, foi retirado um total de 6.080 quilogramas de lixo e foram realizadas ações na [ilha da] Culatra, na praia de Faro, na [ilha] Deserta, na Barrinha e nos ilhotes e na ilha do Farol», afirmou Miguel Pelica.

A mesma fonte contou que os «750 voluntários que participaram na ação» encontraram «todo o tipo de lixo, como frigoríficos domésticos, outros de embarcações, bicicletas velhas, motores e muitos plásticos que vão flutuando e o mar deposita nas zonas dos ilhotes».

A iniciativa vai na nona edição e é já, segundo Miguel Pelica, uma das principais ações de educação ambiental organizadas pela Câmara de Faro.

Miguel Pelica frisou que este trabalho «só é possível com a colaboração de parceiros públicos e privados, nomeadamente as empresas marítimo-turísticas que operam na ria e que dão uma grande colaboração no transporte marítimo para os diferentes pontos da ria».

Do número total de 750 voluntários, participaram «cerca de 200 crianças das escolas do concelho», frisou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE