Praias algarvias com ravinas têm sinalização - TVI

Praias algarvias com ravinas têm sinalização

Derrocada na praia do Vau

Mas responsáveis dizem que isso pouco altera os comportamentos

Relacionados
Todas as praias algarvias com arribas têm hoje informação a alertar para o perigo de derrocada, disse à Lusa um responsável da tutela, quando se cumpre um ano sobre a morte de cinco pessoas numa praia de Albufeira.

A 21 de Agosto do ano passado, a derrocada parcial de uma falésia na praia Maria Luísa, em Albufeira, provocou a morte a cinco pessoas que se encontravam no areal, um dos mais graves acidentes do género registados no país.

O acidente motivou a criação de uma lei que penaliza os banhistas que desrespeitem os sinais de perigo ou removam sinalética e barreiras de proteção e conduziu também a que as autoridades com competência na matéria reforçassem a sensibilização.

Hoje em dia todas as praias algarvias com arribas têm nos seus acessos sinalização a alertar para o perigo de desmoronamento, disse à Lusa o vice-presidente da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, Paulo Cruz.

Aquele responsável lembra, contudo, que não há ninguém que possa garantir a ausência de risco de derrocada nas praias, a não ser que se fechassem «todas as praias» e aí o risco ficava reduzido a «zero».

Além da introdução de nova sinalética nos acessos às praias, com um mapa da praia a identificar as áreas de risco foram também programadas cerca de 200 operações de desmonte de blocos e derrocadas controladas, sublinhou.

As novas placas estão em 72 praias situadas sobretudo na faixa costeira entre Albufeira e Aljezur, num total de 180 acessos sinalizados já que algumas praias têm mais do que um acesso, acrescentou aquele responsável.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE