Um novo estudo alerta que a maioria dos iogurtes têm altos níveis de açúcar. Os iogurtes “sobremesa” e os orgânicos estão na categoria dos mais açucarados, segundo esta investigação, que se realizou no Reino Unido.

Os investigadores da Universidade de Leeds analisaram mais de 900 marcas de iogurtes disponíveis nos supermercados e descobriram que apenas 9% contêm baixos níveis de açúcares, contendo menos de 5 gramas de açúcar por 100 gramas.

De acordo com os cientistas, os iogurtes classificados como “sobremesas” contêm a maior percentagem de açúcar: 16,4 gramas de açúcar por 100 gramas.

Os iogurtes orgânicos surgem em segundo lugar nesta lista dos mais açucarados, contendo, na sua maioria, 13,1 gramas de açúcar por cada 100 gramas.

Já os iogurtes naturais ou gregos ficaram na categoria dos mais saudáveis, uma vez contêm apenas cinco gramas de açúcar. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o consumo de açúcares simples adicionados à nossa alimentação deve ser inferior a 10% da energia consumida diariamente.

Bernadette Moore, investigadora que liderou este estudo, afirmou à CNN que “muitas pessoas não percebem a quantidade de açúcares que são adicionados aos iogurtes”.

Os pais devem saber que nem todos os iogurtes são iguais e que os iogurtes naturais são mais saudáveis", frisou a cientista.