Obesidade infantil: criado projecto para escolas - TVI

Obesidade infantil: criado projecto para escolas

  • Portugal Diário
  • 9 mar 2007, 18:48

Iniciativa de centro de saúde promove hábitos alimentares saudáveis

Relacionados
O Centro de Saúde de Miranda do Corvo está a desenvolver um projecto que promove hábitos alimentares saudáveis e acompanhamento das crianças com obesidade e excesso de peso, tendo já rastreado a maioria dos alunos do ensino básico local, informa a agência Lusa.

«Trata-se de um projecto pioneiro na região. Já fizemos o rastreio das crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo e estamos a realizar consultas no Centro de Saúde com um nutricionista», disse esta sexta-feira à Lusa o director da unidade, César Fernandes.

Um diagnóstico feito por duas enfermeiras do Centro de Saúde de Miranda do Corvo, no início do ano lectivo, envolvendo 168 das 222 crianças que frequentam o ensino pré-escolar do concelho, revelou que 13,9 por cento dos rastreados têm excesso de peso e 4,76 por cento são obesos.

O projecto pretende evitar que crianças com peso dentro dos parâmetros considerados normais atinjam excesso de peso, ao mesmo tempo que encaminha e acompanha as crianças sinalizadas, através de um nutricionista.

Entre as várias actividades a desenvolver, destaca-se a adopção de ementas correctas no fornecimento de alimentação às crianças, bem como a promoção de estilos de vida saudáveis e o acompanhamento da actividade física das crianças em risco, em parceria com um nutricionista.

«Ao dirigirmo-nos aos jovens e às crianças estamos a prevenir complicações a vários níveis, nomeadamente o aparecimento da diabetes, uma doença que vai duplicar até 2020 por causa da obesidade», adiantou César Fernandes.

Este projecto insere-se, segundo o médico, numa política de «medicina de proximidade», onde se inclui ainda a criação do Gabinete de Promoção para a Saúde na Escola José Falcão.

Esta manhã, o director-geral da Saúde, Francisco George, anunciou, em Coimbra, a criação de um observatório para a obesidade infantil no segundo semestre de 2007, no âmbito da Plataforma Nacional de Combate à Obesidade.

Segundo o director-geral da Saúde, a criação do observatório, apoiada pela Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, visa «assegurar a medição, evolução e tendência do excesso de peso e obesidade, sobretudo a infantil».

Trata-se de uma das iniciativas da Plataforma Nacional de Combate à Pobreza, em fase final de aprovação, cuja missão é mobilizar vários sectores da indústria, comércio, escolas, hospitais, centros de saúde e sector da restauração, entre outros, para adopção de uma alimentação saudável.
Continue a ler esta notícia

Relacionados