Luso-americano liberto depois de ultrapassado limite da preventiva - TVI

Luso-americano liberto depois de ultrapassado limite da preventiva

Julgamento de Allan Sharif (Nuno André Ferreira/Lusa)

Allan Sharif foi condenado duas vezes pelo Tribunal de Mangualde nos últimos anos

Relacionados
O luso-americano Allan Sharif, que nos últimos anos foi condenado duas vezes pelo Tribunal de Mangualde, ficou em liberdade por ter sido ultrapassado o limite do prazo de prisão preventiva, disse, esta segunda-feira, à agência Lusa fonte judicial.

Em novembro passado, Allan Guedes Sharif foi condenado a dez anos de prisão pelo rapto de um empresário canadiano, extorsão, branqueamento e falsificação de documentos.

O tribunal considerou provado que Allan Sharif «elaborou um plano criminoso» para atrair o empresário Timothy von Kaay a Portugal e para obrigá-lo a fazer transferências bancárias de vários milhões de euros, tendo para isso reunido outros arguidos, «aliciados pelos elevados proventos».

Já em agosto de 2010, Allan Sharif tinha sido condenado pelo mesmo tribunal a uma pena de prisão de 17 anos pelos crimes de burla qualificada, extorsão e branqueamento de capital, que lesaram instituições financeiras de vários países, nomeadamente dos Estados Unidos.

A fonte judicial explicou à Lusa que Allan Sharif foi libertado na sexta-feira no âmbito deste processo mais antigo, «que está em recurso no Tribunal Constitucional».

Allan Sharif «foi libertado mediante algumas condições, uma das quais a apresentação diária às autoridades», acrescentou.

Segundo a mesma fonte, no que respeita ao processo mais recente, da condenação pelo rapto do empresário canadiano, também foi apresentado recurso, para o Tribunal da Relação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados