«Bombeiros por cinco dias» - TVI

«Bombeiros por cinco dias»

Bombeiros (arquivo) - Foto de Nuno Veiga para Lusa

Almada: jovens tiveram contacto com a realidade do dia-a-dia de um bombeiro

Relacionados
Pelo terceiro ano consecutivo, 16 jovens almadenses, entre 12 e 18 anos, foram bombeiros por cinco dias, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Almada para promover o voluntariado e o espírito de ajuda entre os mais novos, segundo informação da Lusa.

Durante a primeira semana de férias da Páscoa, entre 30 de Março e 3 de Abril, os jovens tiveram contacto com a realidade do quotidiano de um bombeiro.

Tiveram formação em salvamento e desencarceramento, combate a incêndios urbanos e florestais, preparação física, comunicações, socorrismo e técnicas de resgate.

Vontade de fazer voluntariado

A ideia partiu de Cristina Azevedo, responsável pelo pelouro da Acção Social da Junta de Freguesia de Almada, na sequência de um inquérito realizado nas escolas do 2º e 3º ciclos e ensino secundário da Freguesia, sobre ocupação de tempos livres.

«Percebemos que os jovens almadenses tinham vontade de fazer voluntariado», afirma. Por isso, acrescenta, «e porque fazer acções em hospitais ou em lares é muito difícil por questões logísticas, fizemos a proposta aos bombeiros e, desde início, eles ficaram tão apaixonados pelo projecto quanto nós».

Para Cristina Azevedo, «é preciso louvar a disponibilidade dos Bombeiros Voluntários de Almada, que dedicaram uma semana a ensinar estes jovens».

«Mas ainda ficaram actividades por desenvolver», acrescenta: «Gostávamos de tê-los aqui a pernoitar, para saberem o que é estar em camarata, perceberem o que é levantar-se e vestir-se à pressa», acrescenta.

Para o ano fica também uma demonstração final num local público para que «as pessoas se apercebam do que estes jovens estão aqui a fazer».

Balanço positivo

Fernando Mendes, presidente da Junta de Freguesia de Almada, afirma que a importância desta iniciativa se prende com a educação dos jovens: «Precisamos de educar jovens socialmente responsáveis, conscientes e interventivos».

Para o 2º Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Almada, Mário Santos, «o balanço é extremamente positivo, como foi, de resto, nos anos anteriores».

«Eles aprenderam aqui, em cinco dias, tudo aquilo que um bombeiro faz. Conhecem os equipamentos e sabem utilizá-los», garante.

Acerca da receptividade dos jovens à iniciativa, Mário Santos afirma que não há margem para dúvidas: «Estabelecemos que a actividade seria das 9:30 às 17:00. Eles vieram pedir-nos que começássemos às 9:00h e era difícil fazê-los ir embora. Ficavam quase sempre até perto das 18h».

Pais apoiam iniciativa

Leonor Teotónio, mãe de um dos participantes na iniciativa, considera tratar-se de uma óptima ideia: «É uma forma saudável de mantê-lo ocupado. Aqui toma conhecimento de realidades com que nunca tinha contactado e percebe, por exemplo, que os bombeiros não apagam só fogos».

Carlos Varanda, pai de outro participante, concorda. «O meu filho andou entusiasmadíssimo durante esta semana. Todos os dias tinha uma novidade, adorou».

Para Ricardo Silva, bombeiro e formador, «este tipo de iniciativas ajuda a combater o sedentarismo nas brincadeiras dos jovens, habituados aos jogos de vídeo e à televisão».

«Aqui podem mexer em coisas que só viram nos filmes, a que assistiram uma ou outra vez na rua. Experimentam e aprendem», acrescenta.

Cristiana Santos, 14 anos, chegou pela mão do avô, que é «bombeiro da casa»: «Eu também já sou bombeira aqui, mas vim para aprender mais. Adorei e espero repetir», afirma.

Para Edgar Alferte, 12 anos, foi importante participar nesta iniciativa «pela diversão, mas também para perceber que a profissão de bombeiro tem muitos riscos e é bastante difícil».

A Acção «Bombeiro por cinco dias!» insere-se num projecto do Centro Local de Acção Social de Almada (CLASA), e foi levada a cabo pela Junta de Freguesia de Almada em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Almada, contando também com o apoio dos Agrupamentos Escolares.
Continue a ler esta notícia

Relacionados