Pedrógão Grande: PT nega culpa nas falhas do SIRESP - TVI

Pedrógão Grande: PT nega culpa nas falhas do SIRESP

  • CM
  • 24 ago 2017, 17:08

Empresa de telecomunicações convicta de que cumpriu e superou serviços contratados pelo Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal, depois de ter sido responsabilizada pelo Governo

A PT/Altice está convicta de que cumpriu e superou “inequivocamente” todos os níveis de serviço contratados pelo SIRESP - Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal, aquando do incêndio de Pedrógão Grande, em que morreram 64 pessoas.

Considerando a forma empenhada como prestámos os nossos serviços, é nossa firme convicção que, como sempre até aqui, a PT tem cumprido e superado inequivocamente com todos os níveis de serviço contratados pela SIRESP”, disse, nesta quinta-feira, em conferência de imprensa, o chefe do Gabinete Tecnológico da empresa de telecomunicações, salientando que o empenho da empresa, como acionista, foi de “uma imediata prontidão na ação enquanto seu fornecedor de serviços”.

Alexandre Fonseca realçou, ainda, que o Grupo PT/Altice integra dois grupos de trabalho no âmbito do aumento da resiliência e da redundância da rede SIRESP.

Fazemo-lo porque acreditamos na eficiência desta rede, se utilizada de forma correta, mas também porque acreditamos que somos parte da solução no que toca à melhoria e eficácia desta rede em Portugal. Tivemos inclusive a oportunidade de alertar para a necessidade disso mesmo, tendo a PT/Altice entregue uma proposta técnica de criação de redundância de rede.”

O responsável confirmou ainda que a PT/Altice está a trabalhar com o Governo para “a instalação da rede em infraestrutura subterrânea”, mas “o primeiro obstáculo é a falta de infraestrutura física na esmagadora maioria de espaço rural no nosso país”.

A infraestrutura existente não está ainda preparada para a capilaridade da nossa rede e também tem algumas vulnerabilidades de integridade, detetadas perante cenários de fogo e de altas temperaturas”, explicou.

A 12 de agosto, o primeiro-ministro, António Costa, disse, em entrevista ao jornal Expresso, que as falhas do SIRESP resultaram “do colapso” da PT.

O Governo responsabilizou, então, a PT “pelas falhas de comunicação na tragédia de Pedrógão Grande e quer forçar a empresa a melhorar a sua rede em áreas potenciais de incêndio, substituindo cabos aéreos [como os que arderam em Pedrógão] por cabos subterrâneos nas estradas que já disponham de calhas técnicas para o efeito, mas que estão vazias”.

“É inadmissível que as redes de comunicações junto às estradas nacionais que já têm calhas técnicas não estejam enterradas e continuem com os cabos aéreos”, disse António Costa na altura.

Num relatório divulgado a 9 de agosto, o Instituto de Telecomunicações considerou que existiram “faltas graves” na rede SIRESP, com cortes prolongados no funcionamento normal do sistema, aquando do incêndio de Pedrógão Grande, do qual resultaram 64 mortes.

Repostos mais de 1.000 quilómetros de cabos e 12.000 postes

A PT/Altice anunciou hoje que repôs nos últimos dois meses e meio mais de 12.000 postes ardidos e mais de 1.000 quilómetros de cabos queimados por incêndios em cerca de uma centena de concelhos.

Desde junho, tivemos no terreno mais de 1.500 pessoas envolvidas, para dar resposta rápida e eficaz à reposição dos mais de 12.000 postes ardidos e mais de 1.000 quilómetros de cabos queimados.”

De acordo com Alexandre Fonseca, as intervenções decorreram “em mais de uma dezena de distritos e perto de uma centena de concelhos”.

Só na “Operação Pedrógão Grande”, que abarcou seis concelhos da região Centro e uma área ardida de 53 mil hectares, a PT registou mais de 500 quilómetros de cabo de cobre e de fibra ótica ardida (de um total de 1.350 quilómetros de cabos em traçado aéreo que a empresa tem na região), pelo que “mobilizou, de forma imediata, mais de duas centenas de pessoas e 100 viaturas para o terreno”, tendo em conta “a dimensão dos fogos e os cerca de 13 mil clientes existentes na área”.

Resultaram destes esforços a recuperação de 98% dos nossos serviços num período de quatro dias e meio, com ações de recuperação a decorrer ainda com fogos ativos”, afirmou, salientando que “a esmagadora maioria da rede e dos serviços foram recuperados em menos de uma semana”.

Além de Pedrógão Grande, foram feitas intervenções “em menor quantidade” nos concelhos de Mação, Ferreira do Zêzere, Sertã, Gavião, Castelo Branco, Tomar, Mangualde, Oliveira do Hospital e nos demais concelhos afetados pelos incêndios nestes últimos meses.

A PT/Altice deu conta, também, da cedência de mais de uma dezena de telefones satélite e a colocação em pontos estratégicos de 17 unidades transportáveis de rede móvel para uso e apoio dos autarcas de freguesia para servir as comunidades locais, os centros de saúde e extensões de saúde, polos da Segurança Social, municípios e outros organismos de serviço público, “mesmo que não clientes da PT”.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE