Lisboa: 18 crianças hospitalizadas devido a urticária e manchas na pele - TVI

Lisboa: 18 crianças hospitalizadas devido a urticária e manchas na pele

Serviços de emergência foram chamados à escola básica n.º 1, em Alvalade, para uma suspeita de reação alérgica à lagarta do pinheiro. Menores foram assistidos no local e transportados para Santa Maria

Pelo menos 18 crianças da escola básica n.º 24, em Alvalade, Lisboa, foram hospitalizadas, nesta segunda-feira, devido a urticária, prurido e manchas na pele, confirmou a TVI24 junto de fonte do INEM e do hospital de Santa Maria.

Várias crianças foram assistidas no local devido a reação alérgica e, cerca de 18 e não 15, como foi inicialmente avançado, deram entrada em Santa Maria, onde, cerca das 16 horas, ainda se encontravam.

A escola deu o alerta, cerca das 12 horas, para suspeita de reação à "lagarta do pinheiro", uma vez que as crianças estariam a brincar no exterior, próximas de árvores com "ninhos" desta lagarta, apurou, ainda, a TVI24

No local estiveram os bombeiros Lisbonenses e uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM com um enfermeiro.

As crianças foram levadas para Santa Maria num autocarro dos bombeiros.

Os “serviços competentes” da Câmara de Lisboa estiveram entretanto na escola de Alvalade para remover os ninhos de lagartas processionárias do pinheiro, informou o Ministério da Educação.

Em resposta à Lusa, o Ministério acrescentou que está a “acompanhar o caso” e que estão “já a ser desenvolvidas as medidas necessárias para prevenir o aparecimento de novas ocorrências”, não precisando quais.

Dos alunos que foram assistidos no Hospital de Santa Maria, alguns já regressaram à escola. A Direção da escola informou os serviços do Ministério da Educação de que não há registo de nenhum caso grave”, acrescenta a nota da tutela.

A zona onde se encontram as árvores já foi vedada para que nenhuma criança se volte a aproximar.

Continue a ler esta notícia