Aveiro: ultrapassados níveis normais de ozono - TVI

Aveiro: ultrapassados níveis normais de ozono

Sociedade

Problema afecta concelhos de Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa e Ovar e em nove freguesias do município da capital de distrito

Relacionados
Os valores normais de ozono na atmosfera foram ultrapassados esta segunda-feira, entre as 7:00 e as 8:00, nos concelhos de Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa e Ovar e em nove freguesias do município de Aveiro, noticia a Lusa.

Segundo uma nota emitida esta manhã pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), os valores mais elevados de concentração de ozono no ar atingiram, entre as 7:00 e as 8:00, a média horária de 185 microgramas por metro cúbico.

Aquele valor foi registado na estação de Teixugueira (Estarreja), cuja Zona de Influência abrange os concelhos de Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa e Ovar e as freguesias de Cacia, Eirol, Eixo, Nariz, Oliveirinha, Requeixo, São Jacinto, Vera Cruz e Nossa Senhora de Fátima, no concelho de Aveiro.

No domingo foram registados, entre as 9:00 e as 10:00, na Zona de Influência da referida estação, 213 microgramas por metro cúbico, segundo revelou a CCDRC.

Os valores de ozono observados hoje e no domingo podem provocar efeitos em grupos mais sensíveis, como crianças, idosos, asmáticos ou alérgicos e indivíduos com doenças respiratórias ou cardíacas, adverte, a CCDRC na mesma nota.

A exposição ao ozono afecta essencialmente as mucosas oculares e respiratórias, podendo manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça e no peito, falta de ar e irritações oculares.

A CCDRC recomenda aos residentes nos locais afectados que reduzam ao mínimo a actividade física no exterior, evitem fumar ou utilizar produtos irritantes contendo solventes (gasolina, tintas e vernizes), respeitem rigorosamente tratamentos de saúde em curso e recorram a cuidados médicos em caso de agravamento de eventuais sintomas.

Nos termos da lei, o Ministério do Ambiente é obrigado a anunciar publicamente os valores de concentração de ozono quando ultrapassam os 180 microgramas/metro cúbico.
Continue a ler esta notícia

Relacionados