O Aeroporto Sá Carneiro (Porto) acionou hoje um "alerta 1" para uma "aeronave com problemas elétricos que pediu aterragem e que foi desviado para o Aeroporto de Lisboa por causa da nebulosidade", disseram fontes oficiais, citadas pela Lusa.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorros (CDOS) do Porto explicou à Lusa que o Aeroporto Sá Carneiro acionou hoje pelas 07:59 um “alerta nível 1 para uma aeronave com problemas elétricos" e que "pediu aterragem" na pista.

Fonte oficial da TAP confirmou o sucedido, mas refere "problema técnicos no voo da TAP com destino a Zurique, que tinha acabado de sair do Porto."

"Como procedimento normal, o avião foi obrigado a fazer uma descarga de combustível para voltar a aterrar, mas o nevoeiro que se levantou, entretanto, no Porto, impediu o regresso àquele aeroporto e teve que vir paar Lisboa", acrescentou a fonte oficial da companhia que garante e estão a avaliar, a possibilidade dos passageiros voarem ainda hoje, no voo da tarde, para Zurique, mediante a utilização de um aparelho maior.

Os meios mobilizados e "postos em prontidão foram 30 bombeiros de 11 corporações, com 11 veículos”, acrescentou à Lusa o CDOS do Porto, referindo que os mesmos meios foram "desmobilizados pelas 08:44”.

Um funcionário da ANA referiu também à agência noticiosa que "até pelo menos às 13:00 de hoje vai haver condicionamentos na aviação no Aeroporto Sá Carneiro devido ao nevoeiro” e que, devido às “alterações climatéricas, um voo da Easyjet, que devia ter aterrado pelas 08:30 no Sá Carneiro, foi desviado para o aeroporto em Santiago de Compostela", no Norte de Espanha.

O "nevoeiro está a afetar os voos desde as 06:00 de hoje”, avisou a mesma fonte, acrescentando que há “vários voos com atrasos”.