Campanha foca violência no namoro através das redes sociais - TVI

Campanha foca violência no namoro através das redes sociais

  • 14 fev 2018, 11:15
Namoro - campanha APAV

Iniciativa da Associação de Apoio à Vítima presta atenção às novas tecnologias e recomenda a sua utilização aos que precisem de apoio da APAV

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lança est quarta-feira, quando se assinala o Dia dos Namorados, uma nova campanha sobre a violência no namoro, com particular enfoque nas novas tecnologias.

Segundo a APAV, esta nova campanha de sensibilização, dirigida a um público jovem e com particular enfoque nas novas tecnologias, tem como mensagem principal “Dá o clique, fala com a APAV”.

A campanha resulta de uma parceria com o INP - Instituto Superior Novas Profissões e foi desenvolvida por um grupo de alunos do curso de Relações Públicas e Publicidade.

A violência no namoro acontece quando, no contexto das relações de namoro, um dos parceiros (ou mesmo ambos) recorre à violência com o objetivo de se colocar numa posição de poder e controlo”, explica a APAV.

A associação sublinha ainda que a violência no namoro “pode assumir diferentes formas: verbal, psicológica, física e/ou sexual”.

A APAV manifesta-se disponível para apoiar as vítimas, através da Linha de Apoio à Vítima (116 006, chamada gratuita), Messenger (Facebook), videochamada (user Skype: apav_lav) e através da rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima.

De acordo com dados do Estudo Nacional sobre Violência no Namoro, feito em contexto universitário e que vai ser apresentado esta quarta-feira, mais de metade dos inquiridos foi vítima deste tipo de violência e 37% admite tê-la já praticado.

Dos mais de 1.800 jovens universitários que responderam, “um quinto das raparigas já foi controlada em aspetos que têm de ver com a sua imagem física ou com os lugares que frequentam e 8% já foram obrigadas a ter comportamentos sexuais não desejados”.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE