ASAE apreende 260 mil máscaras no valor de 342 mil euros - TVI

ASAE apreende 260 mil máscaras no valor de 342 mil euros

  • Bárbara Cruz
  • 1 jun 2020, 15:46
Covid-19: distribuição gratuita de máscaras para os utentes dos transportes públicos em Cascais

Máscaras tinham marcação CE sem estarem em conformidade ou não tinham instruções em português. Foram apreendidas a dois importadores antes de serem comercializadas

A Unidade Regional do Sul da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 260 mil máscaras a dois importadores, máscaras que iriam "ser disponibilizadas no circuito comercial, às cadeias de grande distribuição, assim como a unidades hospitalares públicas e privadas", informa a ASAE em comunicado.

As apreensões foram feitas em duas ações de fiscalização, "no seguimento de informação recebida pela Autoridade Tributária". 

Num dos importadores verificou-se a existência de máscaras KN 95, cuja rotulagem das instruções de segurança e utilização não se encontrava em língua portuguesa e outras apresentavam aposta a marcação CE, sem estarem acompanhadas da declaração UE de conformidade", revela o comunicado da ASAE, que acrescrenta que no mesmo operador económico foram detetadas máscaras sociais que iam ser comercializadas "sem qualquer documento que comprovasse a sua conformidade relativamente aos requisitos de segurança".

Como resultado da ação foram apreendidas 6 365 unidades de máscaras KN 95 e 130 000 máscaras “sociais”, no valor total de 272 000,00 Euros.

No segundo importador, a ASAE detetou que fora aplicada a marcação CE em máscaras KN95 "sem que estas tivessem sido sujeitas a uma avaliação de conformidade", tendo sido apreendidas 69 640 unidades de máscaras, no valor de 70 mil euros. 

Constatou-se, ainda, que tinham sido apostas 71 971 etiquetas com a marcação CE, seguidas do número da norma harmonizada e apurou-se ainda a existência de 600 etiquetas da mesma natureza destinadas a serem utilizadas com o mesmo fim".

No total, informa a ASAE, foram assim apreendidas 260 mil máscaras, num valor aproximado de 342 mil euros. A autoridade revela ainda que, desde o início da pandemia, já apreendeu cerca de 308 mil máscaras.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 372 mil mortos e infetou mais de 6,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,5 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.424 pessoas das 32.700 confirmadas como infetadas, e há 19.552 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Continue a ler esta notícia