Foram detidos dois homens na Autoestrada 2 (A2), em Palmela, distrito de Setúbal, enquanto transportavam, num veículo pesado de mercadorias, 1280 quilos de folhas de tabaco, segundo a nota de imprensa da Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana (GNR). 

Durante uma operação de fiscalização rodoviária, levada a cabo pelo Destacamento de Trânsito de Setúbal, foi detetado um veículo de transporte de mercadorias, em excesso de velocidade, o qual foi intercetado" lê-se no comunicado. 

Os homens, de 37 e 40 anos, levavam na bagageira do veículo oito caixas que continham no seu interior 1 280 quilos de folha de tabaco. Como não se faziam acompanhar da documentação comercial e aduaneira exigida, os militares da GNR pressupuseram que se trataria de uma fraude do tabaco de consumo.

O tabaco apreendido, caso tivesse sido introduzido no consumo, teria originado uma fraude tributária de valor superior a 280 mil euros, em sede do Imposto especial Sobre o Tabaco e IVA".

Os dois suspeitos, que circulavam em excesso de velocidade, foram constituídos arguidos e ficaram sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.

/ CE