Covid-19: Governo admite fim do limite da lotação nos transportes públicos - TVI

Covid-19: Governo admite fim do limite da lotação nos transportes públicos

Ministro das Infraestruturas afirma que diversos estudos internacionais demonstram que não existe uma relação entre o uso de transportes públicos e surtos da doença

O Governo admite acabar com os limites à lotação nos transportes públicos. O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, diz que é “impossível” fazer esse controlo e afirma que diversos estudos internacionais demonstram que não existe uma relação entre o uso de transportes públicos e surtos da Covid-19. Em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, o ministro invoca ainda exemplo de outras cidades europeias onde essa limitação não foi imposta.

É difícil controlar a lotação num comboio, por exemplo, de Sintra, que leva duas mil pessoas, que tem vinte e tal portas, quatro plataformas na estação. Não conseguimos controlar, é impossível", diz Pedro Nuno Santos.

Na mesma entrevista, Pedro Nuno Santos refere ainda o exemplo dos próprios funcionários da CP, que "trabalham diariamente dentro de comboios", e sublinha que, num universo de cerca de dois mil trabalhadores, até agora, foram registados apenas "três infetados".

Não estou a dizer que não existe risco no transporte público, mas estudos internacionais vai mostrando que não é esse o problema”, reforçou. 

Pedro Nuno Santos lembra que Lisboa é das poucas capitais da Europa com restrições na lotação dos transportes e que se se mantiver esta situação pode causar “problemas sérios de mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa”. 

Continue a ler esta notícia