Pedro Dias entregou-se esta terça-feira às autoridades.

Segundo a RTP, que mostrou a detenção do alegado homicida de Aguiar da Beira em direto, Pedro Dias diz que está "inocente" e que não cometeu nenhum dos crimes de que está indiciado. Disse que se entregou porque "não podia ser fugitivo a vida toda". 

Pedro Dias, conhecido como "Piloto", alega que tudo começou com um mal entendido na madrugada de 11 de outubro e que esse momento acabou por despoletar tudo o resto, mas ainda não explicou o que aconteceu exatamente nessa noite. 

O suspeito afirmou à televisão pública que durante os dias em que esteve em fuga "sobreviveu com apenas 60 euros". Disse que "não roubou ninguém", que "não sequestrou ninguém".

Chegada à PJ da Guarda

O alegado homicida de Aguiar da Beira chegou pelas 00:00 desta quarta-feira às instalações da Polícia Judiciária (PJ) da Guarda.

Pedro Dias chegou num carro preto, que parou na entrada principal das instalações da PJ, e foi conduzido, de imediato, para o interior do edifício, por três inspetores.

O alegado homicida saiu da viatura e foi levado para o interior das instalações da PJ, que não são acessíveis aos jornalistas, uma vez que a PSP colocou uma barreira de segurança em frente ao edifício.

Junto do carro onde seguia o suspeito parou um outro que transportava um homem e duas mulheres que serão os advogados de Pedro Dias, que também entraram de imediato nas instalações da PJ.

A PJ da Guarda remeteu informações à Comunicação Social para um conferência de imprensa a ser convocada pelo diretor do departamento, sem precisar data ou hora.

28 dias em fuga

Pedro Dias era, até esta terça-feira, um dos homens mais procurados do país, sendo que fugia às autoridades desde o dia 11 de outubro.

É o principal suspeito de ter matado duas pessoas em Aguiar da Beira, um deles um militar da GNR, e de ter ferido outras duas.

Depois dos crimes, as autoridades lançaram uma megaoperação de caça ao homem.

Na quinta-feira passada, o Ministério Público da Guarda divulgou ter emitido um mandado de detenção europeu.

O homem já teria sido avistado na zona de S. Pedro do Sul, distrito de Viseu, em Arouca, distrito de Aveiro, de onde é natural, em Vila Real e, mais recentemente, na Galiza, Espanha.