Mau tempo: clientes da EDP sem luz são «várias centenas» - TVI

Mau tempo: clientes da EDP sem luz são «várias centenas»

Associação de Técnicos de Protecção Civil tem dados diferentes da empresa. «Nem sequer sabiam do meu caso», garante moradora de Alcoentre, há cinco dias sem luz

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O número de clientes da EDP que continuam sem energia eléctrica na sequência das intempéries que assolaram a região do Oeste é muito superior aos 100 casos reportados pela empresa, no seu último balanço, assegura o presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil (ASPROCIVIL).

«Temos sido contactados por várias autarquias da região Oeste, entre Lisboa e Santarém, e registamos várias centenas de clientes da EDP sem energia eléctrica», assegura Ricardo Ribeiro ao tvi24.pt, destacando os casos do «Cadaval, Alenquer e Alcoentre».

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Cidália Simões, 41 anos, está sem electricidade desde a madrugada de 22 para 23 de Dezembro, mas «pelos vistos, a EDP nem sequer sabia do meu caso», refere ao tvi24.pt esta residente em Casais de Caneira, Alcoentre, Azambuja, juntamente com o marido e duas filhas, de 19 e sete anos.

«Só na minha zona há nove famílias, num total de 50 pessoas, sem electricidade», assegura. Cidália não tem dúvidas de que a zona foi atingida por um tornado. «Até ouvi aquele barulho em funil a aproximar-se», assegura.

Seguiu-se o derrube de vários postes de muito alta tensão, mesmo ali ao lado. «Apanhámos um grande susto. No dia seguinte, só conseguia ligar para o 112. «Disseram-nos que a Protecção Civil e os bombeiros de Alcoentre seriam avisados».

Os dias passaram e, apesar de os carros da EDP andarem por ali, a electricidade teimava em não regressar. Ontem, domingo, ligou para a linha de apoio da EDP. «Disseram-me que não tinham registado este caso, mas que iam mandar alguém». Ao final da manhã desta segunda-feira, continuava à espera.

A noite de Natal, em que a filha celebrou 19 anos, foi passada à luz da vela. Desde o dia 25, contam com um gerador emprestado. «Ligamo-lo das 20 horas à meia-noite, e com isso vai logo um depósito de gasolina», lamenta.

Contactado pelo tvi24.pt, o vice-presidente da Câmara da Azambuja, Luís de Sousa, responsável pelo pelouro da Protecção Civil, admite desconhecer que ainda há famílias em Casais da Caneira sem electricidade, acrescentando que o comandante operacional está no terreno a fazer o ponto da situação.

Protecção Civil: «Resposta da EDP foi lenta e insuficiente»

«Cinco dias sem luz por causa de uma intempérie não é uma resposta adequada da EDP», critica o presidente da ASPROCIVIL, que não poupa críticas à empresa pela forma como responde ao problema.

«A EDP não faz os trabalhos de casa antes dos acidentes», assegura, dando exemplos daquilo que se impõe fazer:

«A empresa deve ter geradores ao longo do país, equipas de prevenção em número adequado e familiarizadas com os procedimentos a adoptar nestas situações».

Por outro lado, «não há motivo para que os traçados não sejam subterrâneos», evitando-se os danos causados pelo mau tempo, afirma Ricardo Ribeiro.

Os call-centers também têm de ser reforçados nestas alturas para que todas as queixas sejam registadas em tempo útil.

O facto de a maioria das autarquias não ter planos de emergência municipal actualizados e de responderem, ou tardiamente, ou sem meios adequados aos problemas, não escapa à ASPROCIVIL.

Entretanto, contactada pelo tvi24.pt, fonte da EDP afirmou que o número de clientes sem energia eléctrica é verificado, tendo em conta o registo de fornecimentos que não estão a chegar aos destinatários.

«Não sabemos como é que outros podem ter elementos diferentes», refere.

Sobre o balanço de clientes ainda privados de energia eléctrica, bem como sobre as críticas da ASPROCIVIL, a EDP «vai fazer um balanço da situação e tomar posição mais tarde», remata.
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