Crime: a «epidemia das perucas» - TVI

Crime: a «epidemia das perucas»

Gang das perucas (Arquivo)

Bancos do grande Porto invadidos por ladrões disfarçados com cabeleiras

Relacionados
O Norte do país está a ser invadido por uma onda de assaltos a bancos. Os suspeitos são vários, mas todos apresentam os mesmos disfarces: usam perucas, bigodes ou lenços. Esta quarta-feira, um balcão da Caixa Geral de Depósitos foi assaltado pela segunda vez, no espaço de 15 dias.

A GNR tem registo, na sua área de ocorrência, de cinco assaltos em que os suspeitos usam o mesmo tipo de disfarce. Cabeleiras pretas ou castanhas, bigodes postiços e óculos escuros. Segundo fonte policial, em alguns casos um dos assaltantes usa este disfarce e o outro actua encapuzado ou com um lenço a tapar a cara.

O primeiro assalto com estas características tem data de 17 de Maio e foi efectuado apenas por um indivíduo ao balcão do BPI, em Vila Nova de Gaia. Fontes policiais admitem que possam existir dois gangs a actuar do mesmo modo ou que os assaltos efectuados por «solitários» possam ter surgido como fenómeno de imitação.

Em todos os assaltos os suspeitos actuam armados. No entanto, em nenhum dos roubos foram disparados tiros ou foi usada violência física contra as vítimas. Os modos de fuga variam: em alguns casos, os assaltantes fugiram a pé, noutros em veículos com matrícula falsa, provavelmente furtados. Os veículos utilizados são sempre diferentes.

Na maior parte dos roubos, os ladrões obrigam os funcionários a abrirem o cofre. Os assaltos demoram perto de 20 de minutos. Os assaltantes parecem não ter receio de ser surpreendidos pelas autoridades e actuam sempre com «descrição».

Além dos cinco assaltos na zona policiada pela GNR, ocorreram já mais roubos a bancos na área da PSP. Serão pelo menos dois, no entanto, a Polícia de Segurança Pública não confirmou esta informação.

Banco assaltado duas vezes

O gang das perucas voltou a atacar, esta quarta-feira, e assaltou a dependência da Caixa Geral de Depósitos de Modivas, em Vila do Conde. O assalto foi efectuado por três homens disfarçados com perucas. E esta é a segunda vez que este balcão é assaltado.

O primeiro assalto ocorreu a 1 de Junho, às 13h20, e foi efectuado por dois homens, também mascarados. No assalto de hoje, os três homens retiveram dentro do banco 10 pessoas, durante 20 minutos.

Segundo testemunhas adiantaram ao Jornal de Notícias os assaltantes têm por hábito tapar as câmaras de vigilância com sprays. Os assaltos estão a ser investigados pela Polícia Judiciária.
Continue a ler esta notícia

Relacionados