Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes - TVI

Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes

  • Tomásia Sousa
  • Com Lusa/Atualizada às 20:40
  • 4 dez 2016, 16:31
Qatar Airways (Reuters)

Três passageiros foram assistidos no Hospital de Santo Espírito, na ilha Terceira, depois do avião ter atravessado uma zona de turbulência. Os 356 passageiros afetados têm novo voo confirmado para as 09:00 de segunda-feira

Um avião da Qatar Airways aterrou de emergência esta manhã na base das Lages, nos Açores, depois de atravessar uma zona de turbulência. Três passageiros foram assistidos no Hospital de Santo Espírito, na ilha Terceira.

Um comunicado do Conselho de Administração do Hospital da Terceira, enviado à agência Lusa, adianta que "três passageiros de um avião da companhia aérea da Qatar Airways foram transportados durante a manhã de hoje do Aeroporto das Lajes", na Terceira, para a unidade de saúde.

Dois desses passageiros já receberam alta hospitalar, após observação no Serviço de Urgência. Um deles acabou por ser internado, sendo que o seu estado de saúde não inspira cuidados”, acrescenta o mesmo comunicado.

Fonte da Proteção Civil dos Açores afirmou à Lusa que se tratou “de uma aterragem de emergência médica”, depois de um passageiro se ter "sentido mal", após "alguma turbulência" durante o voo, pelo que foi transportado para o hospital.

A Força Aérea Portuguesa confirmou igualmente à Lusa ter-se registado “uma situação de emergência médica de uma aeronave civil” nas Lajes.

Os 356 passageiros que seguiam a bordo estão neste momento a ser encaminhados para hotéis, confirmou à TVI um funcionário da base área.

Segundo o site Flight Radar, o avião fazia a ligação de Washington para Doha, capital do Qatar.

Segundo um jornalista da Al Jazeera, que seguia a bordo e foi descrevendo no Twitter como corria o desembarque, os passageiros foram forçados a várias horas de espera. “Não há informações. Não há comida. Não há compaixão nem pelos mais velhos, nem pelas crianças. Muito chocante”, registou Azad Essa naquela rede social. 

Os passageiros que seguiam no voo da Qatar têm novo voo confirmado para as 09:00 de segunda-feira, segundo fonte aeroportuária.

A Diretora da Aerogare Civil das Lajes, Isménia Alves, disse à Lusa que a companhia aérea tem voo previsto para as 09:00, estando os passageiros atualmente hospedados em hotéis de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.

Questionada sobre o acompanhamento prestado pela companhia aérea aos passageiros, criticado nas redes sociais, Isménia Alves adiantou que a Qatar Airways contratou os serviços de ‘handling’ locais, tendo sido distribuídas refeições ligeiras e bebidas, aos passageiros, mas admitiu demoras na atribuição dos vistos provisórios de entrada na União Europeia.

Segundo a responsável da aerogare, das 356 pessoas que seguiam a bordo, 191 não tinham visto de entrada e foi necessário arranjar vistos provisórios, salientando que “é um processo demorado”.

A aerogare foi alertada para a situação de emergência médica cerca das 06:30.

Continue a ler esta notícia