SCUT: marcha lenta contra portagens - TVI

SCUT: marcha lenta contra portagens

Scut

Manifestação de condutores no sábado à tarde pode «entupir» entrada no Porto

Relacionados
A manifestação de condutores contra a introdução de portagens em três auto-estradas do Norte e Centro sem custos para o utilizador (SCUT) poderá no sábado entupir as entradas no Porto, admitiu esta sexta-feira fonte da organização à agência Lusa.

Em causa está a marcha lenta prevista para sábado à tarde contra a colocação de portagens nas SCUT do Norte Litoral, Costa de Prata e Grande Porto.

As várias comissões de utentes das três auto-estradas do litoral Norte e Centro sem custos para o utilizador (SCUT) estão a mobilizar condutores para que participem na manifestação.

José Rui Ferreira, da Comissão de Utentes da Póvoa/Vila do Conde, afirmou à Lusa que o que está previsto é que as diferentes caravanas, que sairão de 13 localidades abrangidas por estas SCUT, confluam para a Avenida dos Aliados, no Porto.

José Rui Ferreira adiantou ainda que automóveis, camiões e motards vão concentrar-se às 14h30 de sábado em Viana do Castelo, Esposende, Barcelos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Santo Tirso, Matosinhos, Maia, Porto, Gaia, Lousada, Gondomar e Aveiro, partindo meia hora depois em direcção aos Aliados, no Porto.

Caravanas vão entupir trânsito

Jorge Teixeira, da Comissão de Utentes de Viana do Castelo, referiu que cada uma das caravanas irá entrar no centro do Porto por uma via diferente, o que «complicará certamente o trânsito», sendo que está definido que os condutores não devem viajar a uma velocidade inferior a 50 quilómetros/hora, cumprindo assim o Código da Estrada.

Este movimento de utentes contra a introdução de portagens nas SCUT acredita que a adesão vá ser significativa, «tendo em conta o número de pessoas que participou no abaixo-assinado» (cerca de 60 mil) já entregue na Presidência do Conselho de Ministros.

As vias onde está prevista a introdução de portagens «são estruturantes para a região em causa», acrescentou Jorge Teixeira.

A Comissão de Utentes de Viana salienta que esta medida do Governo, além de causar prejuízo a quem tem de utilizar as vias, irá aumentar o custo de vida de todas as regiões abrangidas, pois o preço final de todos os serviços e produtos irá incluir as despesas de transporte.

Associação acusa Governo de quebra de promessa eleitoral

Na base do protesto está «o facto de o governo ter quebrado uma promessa eleitoral, já que tinha prometido não introduzir portagens nas SCUT», frisou José Rui Ferreira.

As comissões de utentes consideram ainda que «os próprios critérios definidos para a introdução de portagens não estão contemplados e que as outras vias não são alternativas» às SCUT. Jorge Teixeira admitiu que, em Viana, a caravana conte com mais de uma centena de veículos. O PCP/Porto também já se associou a esta iniciativa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE