A23: local do acidente «sem problemas» - TVI

A23: local do acidente «sem problemas»

  • Portugal Diário
  • 6 nov 2007, 10:14

Scutvias diz que mortalidade naquela estrada é «bastante baixa»

Relacionados
O local onde se registou segunda-feira o acidente com um autocarro da Câmara de Castelo Branco na A-23 «não é uma zona com problemas», disse Matos Viegas, administrador-delegado da Scutvias, concessionária da auto-estrada, refere a Lusa.

Segundo aquele responsável, o assunto vai ser abordado na reunião do conselho de administração que está marcada para hoje de manhã.

O acidente, envolvendo um autocarro da Câmara Municipal de Castelo Branco e uma viatura ligeira, provocou até agora 15 mortos e 23 feridos hospitalizados.

«A Scutvias fez o seu trabalho na noite de segunda-feira, activando os meios de que dispõe em articulação com a protecção civil. Seja como for, este é um tema incontornável», referiu.

O quilómetro 77, sentido sul-norte, junto ao nó de Gardete (Vila Velha de Ródão) onde aconteceu o sinistro «não é uma zona particularmente com problemas», disse Matos Viegas, que garante a segurança daquela via.

«Há meses houve um acidente dois ou três quilómetros antes, mas noutras circunstâncias. Uma viatura ligeira ia de madrugada para Vila Velha de Ródão, os ocupantes devem ter adormecido e embateram nas traseiras de um camião» recordou.

Segundo Matos Viegas, «sem querer fazer juízos de valor sobre o que se passou, a verdade é que as estradas boas têm este perigo das pessoas andarem muito à vontade».

Por outro lado, «quando se anda mais depressa, se acontece alguma coisa, a probabilidade de ser mais grave aumenta»

Apesar de partes da A-23 terem sido construídas sobre os traçados dos antigos IP-2 e IP-6, Matos Viegas garante que naquele troço da auto-estrada o aproveitamento foi reduzido.

Ainda segundo aquele responsável, a mortalidade média na A-23 «é bastante baixa».

«Não creio que alguma vez tenhamos chegado sequer a oito mortos por ano», disse.

A Scutvias tem a concessão da Scut Beira Interior, mais conhecida por A-23, que liga Abrantes à Guarda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados