Acidente em França: nenhum ferido corre risco de vida - TVI

Acidente em França: nenhum ferido corre risco de vida

Os dois «casos críticos» são «casos de fraturas» e que «não implicam risco de vida dos pacientes», diz deputado do PSD Carlos Alberto Gonçalves

Nenhum dos passageiros do autocarro que se despistou esta manhã em Françacom vários portugueses a bordo corre risco de vida, disse à Lusa o deputado do PSD Carlos Alberto Gonçalves, com base em informações que recolheu no hospital.

O deputado eleito pelo círculo da emigração falou à Lusa a partir do hospital de Blois, para onde foi conduzida a maioria das vítimas.

De acordo com o deputado, os dois «casos críticos» de passageiros a que as notícias publicadas nas últimas horas se referem são «casos de fraturas» e que «não implicam risco de vida dos pacientes».

Fonte policial, citada pela France Press, tinha adiantado a existência de dois feridos graves e um em risco de vida. Também o secretário de Estado das Comunidades, em declarações à TVI, confirmou a existência de feridos graves.

«A primeira pergunta que eu fiz, no seguimento de algumas notícias que ouvi na rádio francesa, foi sobre o caso crítico. Imediatamente fui corrigido pelo médico, que me disse que não havia nenhum caso crítico, que havia um caso sério, e que tinha que ver com um português que tem uma fratura no fémur e uma fratura no braço», disse o deputado, acrescentando depois que o caso do segundo paciente era semelhante, «sério, mas não crítico».

«O ambiente que aqui temos no hospital é um ambiente de algum alívio», acrescentou, louvando a atuação das autoridades francesas e do pessoal médico: «As pessoas estão a ser muito bem acolhidas e muito bem tratadas. Foi criada uma célula de urgência de acompanhamento psicológico dos acidentados».

Carlos Alberto Gonçalves disse ainda que as autoridades portuguesas, francesas e luxemburguesas estão a acompanhar a situação, acrescentando que grande parte dos passageiros envolvidos no acidente, «a grande maioria» cidadãos portugueses, deverá regressar, esta sexta-feira, ao Luxemburgo.

O deputado disse também que o motorista que conduzia o autocarro na altura do acidente, «e que foi elogiado por alguns passageiros por ter ajudado no salvamento das pessoas e na evacuação do veículo», está sob custódia da polícia.

Um autocarro luxemburguês que transportava passageiros portugueses despistou-se esta sexta-feira de manhã no centro de França, na autoestrada A10 perto de Mer (Loir-et-Cher), caindo numa vala e causando 22 feridos, de acordo com a polícia francesa, citada pela agência France Presse.
Continue a ler esta notícia