Praia de Mira: moradores preocupados com avanço do mar - TVI

Praia de Mira: moradores preocupados com avanço do mar

Residentes desconfiam do sucesso das medidas de protecção das dunas

Relacionados
Os moradores da Praia de Mira estão preocupados com o avanço do mar, nomeadamente na zona do bairro norte da freguesia, e desconfiam do sucesso das medidas de protecção das dunas, que estão a decorrer.

Três máquinas e diversos operários já começaram a colocar sacos de areia, cada um com um metro cúbico e cerca de 1.200 quilos, no areal. O objectivo é formar uma parede, anexa à duna, com quatro metros de altura.

Os sacos são cheios com areia retirada numa zona da praia mais a norte e depois colocados a sul, empilhados em forma de prisma e numa extensão prevista de 450 metros, intervenção que deverá durar cerca de três meses.

«O mar já levou quase metade da duna. Todos temos aqui a mesma ideia, isto vai para pior, melhorar é difícil, se o mar continuar a comer [a areia] depois não há remédio», conta Mário Ferreirra, morador nas proximidades.

Vive há 35 anos na linha de casas que fica a 50 metros do areal, com a duna como única protecção, e recorda que a situação já aconteceu, no passado, mais do que uma vez.

«Já há quatro anos o mar veio tirar muita areia à duna. Depois passou mas agora aconteceu outra vez», frisou.

Em relação aos trabalhos de reposição do cordão dunar, Mário está desconfiado. «A gente não sabe o que isto vai dar, sabemos é que não há dinheiro para fazer melhor».

Também Manuel Moreira, 62 anos, antigo pescador «habituado ao mar alto», considera a situação «um bocado perigosa» para as casas, mas garantiu à Lusa não ter medo que o mar ali chegue nos próximos anos.

«Ainda morro primeiro antes do mar chegar às casas. Durmo descansadinho, não tenho problema nenhum».
Continue a ler esta notícia

Relacionados