Porto: PSP há 7 dias sem comunicações - TVI

Porto: PSP há 7 dias sem comunicações

  • Portugal Diário
  • 16 nov 2007, 09:48

Avaria no rádio cancela patrulhas e deixa carros nas esquadras

Relacionados
A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto está sem comunicações via rádio desde sábado. Várias patrulhas foram canceladas e os agentes têm utilizado os telemóveis pessoais para comunicarem. A informação foi adiantada pelo «Correio da Manhã» e confirmada ao PortugalDiário pelo presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícias (ASPP), Paulo Rodrigues.

Quando precisam de pedir apoio ou até mesmo de chamar uma ambulância, os agentes têm de usar os seus telemóveis pessoais. «É uma solução de recurso, apesar de as comunicações rádio serem muito mais rápidas», confessa o responsável sindical.

«Não é a primeira vez que ficamos sem comunicações rádio mas nunca durante tanto tempo», sublinhou Paulo Rodrigues, acrescentando que «a comunicação rádio é imprescindível» e, no seu entender, «mais importante até do que a arma».

Os efeitos do problema são visíveis nas ruas. «Há menos patrulhas na rua, até para assegurar que os agentes não ficam isolados, sem comunicações. Os carros estão nas esquadras e recebem indicações da central para se deslocarem para os locais onde a é pedida a sua intervenção».

Apesar de nenhuma ajuda ter ficado por prestar, «e de os polícias usarem o telemóvel para desenrascar, sempre que é preciso», a verdade é que há menos polícia na rua e não se vislumbra um prazo para a resolução da avaria.

O problema ter-se-á ficado a dever a uma avaria no sistema informático que sustenta o circuito de comunicações rádio TETRA. «Estamos a aguardar que os técnicos resolvam o problema, mas ainda não sabemos quando ficará resolvido».

A utilização do sistema alternativo, antigo, «é quase como não ter nada», remata Paulo Rodrigues.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE