Salvos pescadores do “Cristo é Companheiro” que se afundou - TVI

Salvos pescadores do “Cristo é Companheiro” que se afundou

  • 19 jul 2018, 14:46
Pesca

Quinze pescadores de Vila do Conde, que andavam na pesca da sardinha, foram resgatados com vida por outro barco. Causas do naufrágio ainda são desconhecidas

Quinze pescadores de Vila do Conde que andavam à pesca de sardinha na embarcação “Cristo é Companheiro” foram resgatados de madrugada com vida ao largo da Torreira, em Aveiro e Leixões pela embarcação Vitória Coentrão.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas, explicou que o alerta do afundamento da traineira “Cristo é Companheiro” foi entre as 3:30 e as 4:00 da madrugada e que os tripulantes foram todos resgatados pela embarcação Vitória Coentrão, não tendo nenhum dos pescadores sido levado para o hospital.

Os homens foram todos resgatados pela embarcação Vitória Coentrão, que pertence ao irmão do mestre da embarcação que foi ao fundo”, explicou José Festas, acrescentando que os pescadores quando viram que o barco estava a meter água decidiram meter-se dentro de uma “xalandra” um pequeno barco que pertencia à traineira Cristo é Companheiro”.

A causa do afundamento do “Cristo é Companheiro”, que estava a cerca de 10 milhas a noroeste do Porto de Aveiro, ainda é “desconhecida”, mas desconfia-se de um problema na hélice com o cadastro da embarcação.

O comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Carlos Isabel, adiantou que a traineira que naufragou ao largo da costa de Aveiro, estava “registada em Vila do Conde” e tinha 21 metros de cumprimento.

O alerta chegou àquela capitania 05:10 e a bordo estavam “15 elementos” a bordo, que depois de terem sido resgatados foram levados para Leixões.

O barco começou a meter água e foi ao fundo cerca das 10:00 de hoje, acrescentou Carlos Isabel.

Continue a ler esta notícia