Oito espanhóis apanhados a roubar azeite de lagar de Évora - TVI

Oito espanhóis apanhados a roubar azeite de lagar de Évora

azeite

Suspeitos terão roubado azeite de uma cooperativa de Villamanrique (Cidade Real, Espanha) e na localidade de Monte do Trigo (Portel)

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Guardia Civil (Espanha) realizaram uma operação conjunta que levou à detenção de oito pessoas suspeitas de desviar 310.000 litros de azeite armazenado em lagares de Portugal e Espanha.

A informação foi divulgada pelo delegado do Governo da Comunidade Autónoma espanhola de Castela-Mancha, José Julián Gregorio, citado pela agência espanhola Efe.

Segundo José Julián Gregorio, os detidos terão roubado azeite de uma cooperativa de Villamanrique (Cidade Real, Espanha) e na localidade de Monte do Trigo (Portel, distrito de Évora, Portugal), tendo desviado um total de 310.000 litros de azeite.

Os agentes da Guardia Civil iniciaram as investigações do caso em julho passado, tendo averiguado que o roubo de azeite produzido na cooperativa espanhola, cerca de 150.000 litros avaliados em 450.000 euros, foi cometido durante vários dias consecutivos, aproveitando as festas da localidade.

No roubo foram utilizados vários camiões-cisterna, alguns deles camuflados para não serem identificados.

Entretanto, a Guardia Civil teve conhecimento de um caso idêntico ocorrido em Monte do Trigo, onde tinham sido roubados 160.000 litros de azeite através de um esquema do mesmo tipo.

A investigação, que contou com o apoio da GNR, permitiu localizar em Martos (Jaén, Espanha) uma das camionetas utilizadas e, a partir daí, vários empresários que já estavam sinalizados por terem cometido crimes no setor.

A Guardia Civil deteve um total de oito pessoas, cinco em Lucena (Córdoba, Espanha), dois em Priego de Córdoba e um de Martos (Jaén, Espanha), todos de nacionalidade espanhola.

Continue a ler esta notícia