Feriado de S. João: condutores embriagados alvo de 1.100 GNR - TVI

Feriado de S. João: condutores embriagados alvo de 1.100 GNR

Operação GNR

Operação «Baco» na madrugada de domingo

Mais de 1.100 militares da GNR vão participar numa operação de fiscalização da condução sob o efeito de álcool e de drogas a decorrer na madrugada de domingo, informou hoje o Comando Geral da Guarda Nacional Republicana.

Num comunicado, a GNR indica que a operação «Baco» prevê 372 ações de fiscalização orientadas «para os locais onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes (...) com especial incidência para as vias de acesso aos estabelecimentos de diversão noturna».

A operação, que decorre entre as 00:00 e as 07:00 de domingo, é realizada por «militares dos comandos territoriais, da Unidade Nacional de Trânsito e da Unidade de Intervenção» e visa também detetar «ilícitos de natureza criminal», adianta.

Segundo a GNR, em 2012 foram detetadas 32.790 pessoas que conduziam sob o efeito do álcool, mais 222 do que em 2011.

Desde o início do ano e até 31 de maio, o número de condutores encontrados com taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 gramas por litro ascendeu a 11.932.

«A condução sob o efeito do álcool é uma das principais causas de acidentes de viação em Portugal», assinala a GNR, justificando a sua aposta «nas ações de fiscalização de caráter preventivo».
Continue a ler esta notícia